Jornal O Globo destaca abandono das lanchas da Receita Federal na região Norte do País

Jornal O Globo destaca abandono das lanchas da Receita Federal na região Norte do País

Um dos exemplos do descaso é a Lancha Aduana Tabatinga que está sem operação há mais de dois anos


 


O Jornal O Globo publicou no sábado, dia 7 de dezembro, uma extensa reportagem destacando a precariedade na fiscalização na região norte do País, especialmente na região de Tabatinga/AM. Baseado em um levantamento produzido pelo Sindireceita em parceria com a Fenapef a matéria mostra como a falta de controle e vigilância naquela parte da fronteira do País facilita a atuação de quadrilhas que roubam madeira no Brasil e exportam para países da América do Norte, passando pelo Peru.  


A matéria apresenta o levantamento do Sindireceita que aponta que nenhuma das quatro lanchas compradas em 2007 pela Receita, ao custo de R$ 4 milhões cada, está operando. Por meio de sua assessoria, a Receita reconhece que a burocracia impede o funcionamento de 11 lanchas blindadas, que custaram R$ 45 milhões. As lanchas resistem a tiros de fuzil 7,62, de uso do Exército e transportam 12 pessoas. 


A reportagem destaca ainda a opinião do diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos. “a embarcação "Aduana Amazonas" parada no Javari, em Tabatinga, teve a pá quebrada por duas vezes e parou de navegar. A Receita informou que há negociação com a Marinha para reparar as embarcações. As limitações para deslocamento no governo federal, máximo de dez pessoas por evento, máximo dez dias por evento e máximo de 40 dias por servidor, reduziu as equipes disponíveis para operação das lanchas", complementa. 


 


Veja a primeira parte da reportagem

Veja a segunda parte da reportagem 


Veja o vídeo que mostra a lancha da RFB


Veja a reportagem publicada na Revista TRIBUTU$