Sindireceita participa do programa Expressão Nacional da TV Câmara que vai discutir a fragilidade no controle nas fronteiras

Sindireceita participa do programa Expressão Nacional da TV Câmara que vai discutir a fragilidade no controle nas fronteiras

O Brasil tem uma fronteira de 16,8 mil quilômetros com dez países da América do Sul. Uma faixa que vai do Chuí (RS) ao Oiapoque (AP). Em 15 dias de operações em agosto deste ano, foram apreendidas mais de seis toneladas de entorpecentes numa área de 3,9 mil quilômetros de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em 2011, segundo a Polícia Federal, em apenas seis meses, foram apreendidas mais de 115 toneladas de drogas, 650 quilos de explosivos, 2 mil veículos, 75 mil munições e 534 armas de fogo.


Para muitos especialistas, a falta de investimentos no policiamento é um dos fatores que facilitam o tráfico de drogas e a passagem de produtos ilegais entre o Brasil e os países vizinhos. A Polícia Federal, por exemplo, tem entre 11 e 12 mil efetivos para proteger mais de 10 mil quilômetros de fronteira terrestre.


O país fiscaliza de forma correta suas fronteiras? Falta investimento? Como melhorar a segurança nas fronteiras? E como o governo se prepara para conter a imigração ilegal? Quais projetos de lei que tratam do assunto precisam ser aprovados no Congresso? Essas são algumas questões que serão tratadas hoje, dia 18, no programa Expressão Nacional da TV Câmara. Um dos convidados desta noite é o diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, que vai falar do trabalho dos Analistas-Tributários na Aduana e apresentar os resultados do projeto “Fronteiras Abertas” que deu origem ao livro e ao documentário. Também participam do programa o general Celso José Tiago, vice-chefe de Operações do Ministério da Defesa e o deputado Fernando Francischini (PEN/PR), que também é delegado da Polícia Federal.


O Expressão Nacional aborda os grandes temas brasileiros. Representantes do governo federal, da sociedade civil organizada e deputados debatem ao vivo e de forma aprofundada assuntos como economia, política externa, meio ambiente e tecnologia, entre outros. Opiniões que podem influenciar a tramitação dos projetos enviados ao Congresso Nacional. O público participa enviando perguntas, respondidas ao vivo pelos convidados. O Expressão Nacional vai ao ar, ao vivo, hoje às 21h30 e em reprises às quinta, às 4h; sexta, às 11h; sábado, às 3h30; domingo, às 5h30, às 9h e às 21h.


Participe do programa enviando suas perguntas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 0800619619 e pelo twitter @xnacional.