Sindireceita Amazonas e GEFAPOM comemoram o Dia Nacional de Combate à Pirataria

Sindireceita Amazonas e GEFAPOM comemoram o Dia Nacional de Combate à Pirataria


Estudantes assistiram a palestras e receberam materiais de divulgação da campanha do Sindireceita "Pirata: tô fora!"


 


Produtos pirateados, falsificados e contrabandeados são todos prejudiciais para a nossa sociedade. Não pagam impostos, prejudicam as empresas legais com a chamada "concorrência desleal", não respeitam direitos autorais, financiam o crime organizado e podem causar mal à saúde.


A Lei nº 11.203, de 01 de dezembro de 2005, institui o dia 3 de dezembro como o Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria. Em comemoração à data, a Alfândega do Porto de Manaus em parceria com a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), Sindireceita e Superterminais promoveram a campanha “Pirata: tô fora!” para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Maria Leide Amorim, situadas na comunidade São João no Km 4 da BR 174, e no km 4 do ramal do Puraquequara. A programação realizou uma visita ao terminal portuário nos dias 03 e 04 de dezembro.






Alunos visitando o pier do SUPER TERMINAIS


 


A atividade fez parte das ações de educação fiscal desenvolvidas pelo grupo de educação fiscal da Alfândega do Porto de Manaus (GEFAPOM) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que durante o ano de 2012 estabeleceram uma parceria que vem atuando em diversas escolas municipais da cidade de Manaus com eventos que apresentam aos alunos do ensino fundamental a importância dos tributos, os malefícios da pirataria, preservação do patrimônio público e diversas lições sobre cidadania.





Alunos visitando os armazéns do SUPER TERMINAIS


 


Durante a visita 95 alunos, da quarta e quinta série, receberam informações sobre as ações desenvolvidas pela fiscalização da Aduana brasileira e os trabalhos de movimentação e armazenagem de carga que são realizados pelo terminal alfandegado Superterminais. A programação também incluiu a palestra “A educação contra a pirataria” e uma visita ao Pier e ao armazém de carga do Superterminais.


486316 178971558912985 1053741401 n


O Analista-Tributário e diretor do Sindireceita Moisés Hoyos participou das atividades, que contaram com o apoio da campanha “Pirata: tô fora!”