Sindireceita e IDESF discutem parceria na área de educação fiscal e a realização de estudos visando o aprimoramento do controle de fronteiras

Sindireceita e IDESF discutem parceria na área de educação fiscal e a realização de estudos visando o aprimoramento do controle de fronteiras



Os diretores do Sindireceita, Moisés Hoyos (Assuntos Aduaneiros) e Odair Ambrosio (Comunicação) se reuniram na última sexta-feira, dia 31, com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira (IDESF), Luciano Barros, para discutir a formulação de parcerias nas áreas de educação fiscal e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas ao aprimoramento das ações de fiscalização, controle aduaneiro e combate a crimes transfronteiriços como contrabando, descaminho e tráfico de drogas.

Os diretores do Sindireceita apresentaram os projetos desenvolvidos pelo Sindicato como “Fronteiras Abertas”, “Viva a Originalidade” e o “Fronteirômetro”, lançado no dia 21 de março. Este foi o primeiro encontro entre os representantes das duas entidades e, em breve, novas reuniões devem ser realizadas para apresentação e discussão de projetos.

O IDESF tem dentro de seus objetivos a criação de mecanismos que promovam a igualdade e a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios destas regiões, por meio de estudos, ações e projetos, atuando por meio de parcerias públicas e privadas. Por meio de parcerias públicas e privadas, o IDESF desenvolve estudos, diagnósticos e projetos voltados principalmente para o desenvolvimento econômico e social das regiões de fronteira do Brasil, podendo atuar também nos países vizinhos, operando como ferramenta integradora e geradora de conhecimento.

O diretor do Sindireceita, Moisés Hoyos, destaca que é fundamental que o Sindicato promova a ampliação das parceiras. “Nosso objetivo principal é construir relações que contribuam para que o País possa tornar mais efetivo a fiscalização e o controle de nossas fronteiras. É nesse sentido que estamos iniciando um diálogo com o IDESF”, destacou.