Trabalhos da 3ª Plenária Aduaneira do Sindireceita são retomados nesta sexta-feira (21), em Brasília/DF

Trabalhos da 3ª Plenária Aduaneira do Sindireceita são retomados nesta sexta-feira (21), em Brasília/DF

As atividades da 3ª Plenária Nacional Aduaneira dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), realizada pelo Sindireceita, foram retomadas às 8h desta sexta-feira, dia 21, em Brasília/DF. O evento ocorre no Teatro Brasília Shopping, com a presença de 50 Analistas-Tributários empenhados em debater a facilitação e controle aduaneiro do comércio internacional e o Mapeamento de Processos de Trabalho do Fisco. A 3ª edição do evento será encerrada às 18h de hoje.

Os trabalhos do encontro tiveram início, nesta manhã, com palestra ministrada pelo subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinícius Vidal Pontes. No turno da tarde será realizada palestra do diretor de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, Thales Freitas, acerca do andamento das principais ações judiciais defendidas pelo Sindireceita na área aduaneira, além de palestra da chefe da Divisão de Administração da Informação na Coordenação–Geral de Tecnologia da Informação (Disad/Cotec/RFB), Danielle Carvalho Barbosa. Os participantes do evento participarão de debates sobre os temas tratados após cada explanação.

Ainda nesta sexta-feira, a 3ª edição da Plenária Aduaneira contará com apresentação da Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, conduzida pelo diretor Moisés Hoyos, que também realizará o encerramento do evento. Durante o encontro, os Analistas-Tributários aduaneiros também apresentaram as demandas de suas unidades e debateram as necessidades apontadas junto aos colegas.


Dia 20

A 3ª Plenária Aduaneira teve início na manhã de ontem, dia 20, com abertura conduzida pelo diretor Moisés Hoyos. Na sequência, o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, realizou avaliação de conjuntura destacando as questões de paridade, Bônus de Eficiência e histórico da negociação salarial dos servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da RFB.

Os trabalhos do turno da tarde foram abertos com palestra sobre o papel do Analista-Tributário na facilitação e controle aduaneiro, ministrada pelo ATRFB Anderson Leme Siqueira, lotado no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. Em seguida, a Analista-Tributária Elaine Costa, membro da Equipe OEA da RFB, realizou explanação sobre Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA). As atividades foram encerradas com palestra ministrada pelo ATRFB integrante da equipe de repressão da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, Paulo Henrique Marcusso Kawashita, que tratou da evolução do crime organizado e ações de repressão nas fronteiras.