Analistas-Tributários homenageiam Bart, agente canino da Receita Federal falecido no último sábado (4)

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgaram vídeo em homenagem ao agente canino do Fisco, Bart, falecido no último sábado, dia 4. O cão de faro da raça labrador retriever tinha 8 anos de idade e atuava desde o final de 2013 na RFB, exercendo suas atividades no Aeroporto Internacional de Guarulhos e em outras unidades do órgão no Estado de São Paulo, como nos portos de Santos e São Sebastião, além dos Correios. O agente canino tinha como condutora a Analista-Tributária Renata Deuse Siqueira.

 

 

Ilustração em homenagem a Bart / Autor: Moisés Hoyos, ATRFB e diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita.

 

O vídeo (confira abaixo) foi elaborado pelo ATRFB Ivan Shindy Ikeda, condutor da agente canina Grace, parceira de Bart. Além de manifestar o carinho dos servidores aduaneiros do Fisco pelo cão de faro, a homenagem também ressalta a importância do trabalho realizado por Bart, que atuou em mais de 650 apreensões ao longo de 7 anos de atividade na Receita Federal.

 

 

Em 2019, Bart também foi homenageado em poema intitulado Agente Aduaneiro Especial, de autoria da Analista-Tributária Valdiléia dos Reis Castro da Cunha. O texto, elaborado no âmbito da 10ª edição do Concurso Histórias de Trabalho da RFB, foi premiado em 3º lugar na categoria poesia e publicado no livro Histórias de Trabalho da instituição. Leia abaixo a íntegra do poema.

 

 

 

Agente Aduaneiro Especial

 

Mais um dia de trabalho Inicia uma nova aventura Já se enche de adrenalina Sabe qual sua postura

 

Logo enxerga sua amiga Ele salta de alegria Corre em direção a ela Repleto de euforia

 

Já abre suas narinas Colocando-se em sobreaviso Sente o vento em seus pelos Parece esboçar um sorriso

 

Entra na sua caixa de condução na viatura Com letras azuis e um símbolo na lateral Vê pela janela luzes e novos sons pelo caminho Após alguns quilômetros, aeroporto internacional No aeroporto começa a brincar, conduzido pela sua amada A passear entre bagagens, dispostas pelo chão Na procura de seu “brinquedo" e ilícitos Exercita o seu faro, fica em prontidão

 

Aquele aroma entra pelas suas narinas De repente, comemoração Mais um crime foi combatido Ele cumpriu sua missão

 

Fica feliz, corre atrás de sua recompensa Sua “cachorreira” também está a comemorar Entende aquele olhar brilhante Há muito que festejar

 

Mais uma vez contribuiu para o bem da sociedade Cumpriu sua tarefa com excelência Impediu que drogas destruíssem tantas famílias Isso sempre faz com competência.

 

Por fim, volta para sua casa Após o entorpecente ser descoberto Após horas de trabalho Na certeza de ter feito o que era certo

 

Vai dormir tranquilo Recordar o som daquele motor Ansiar novas operações Relembrar seu trabalho feito com amor

 

Quem é ele? Chegou a hora, vou agora revelar Seu nome é bart, fiel servidor Como não o amar?

 

O labrador “k9" mais querido, Do aeroporto de guarulhos. Nosso agente preferido Que livra familias de apuros.

 

São tantos anos de dedicação Obrigada amigo atrapalhado! Essas palavras tiveram a intenção De ter nosso herói homenageado!!!!!

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS CÃES DE FARO

 

Os cães de faro exercem um importante trabalho nas operações de fiscalização realizadas pelas unidades da Receita Federal do Brasil que atuam no controle aduaneiro. Eficientes e preparados para diversas situações, eles atuam em atividades como inspeção de bagagens, encomendas postais, cargas e veículos que ingressam ou saem do país.

 

Os agentes caninos da RFB trabalham em diversas localidades, como portos, aeroportos e postos de fronteira terrestre onde o fluxo de pessoas, veículos e cargas é intenso. Em um universo de vários possíveis alvos para a fiscalização, o agente canino se apresenta como um importante apoio para realizar diversas “inspeções” sem incomodar aqueles que não apresentam risco para o controle aduaneiro, constituindo-se, dessa forma, como agentes de alta eficiência, que confere agilidade e precisão à fiscalização.

 

Saiba mais sobre os cães de faro na cartilha Programa K9 da Receita Federal do Brasil, elaborada pelo Sindireceita.