Analistas – Tributários da Receita Federal atuam em nova apreensão de vinhos argentinos no RS

Analistas – Tributários da Receita Federal atuam em nova apreensão de vinhos argentinos no RS

Analistas – Tributários da equipe de repressão ao contrabando da Receita Federal, em Torrres/RS, atuaram nesta segunda-feira, 12, em mais uma apreensão de mil garrafas de vinho argentino. A ação iniciou com a fiscalização do Fisco estadual do Rio Grande do Sul, que ao realizar a cobrança do ICMS das mercadorias que ingressavam no estado, estado, parou o veículo após o condutor se recusar a acatar a ordem para apresentação dos documentos fiscais.

A equipe estadual então comunicou o fato à Receita Federal, que enviou equipe para o local e verificou que as mercadorias valoradas em R$ 230 mil reais eram contrabandeadas. Os tributos que não foram recolhidos no crime superam os R$ 100 mil reais, e representam inúmeros danos à economia nacional, como perda de potencial turístico e empregos na área vinícola do Rio Grande do Sul.

 Os vinhos foram apreendidos e o caminhão transportador também. O condutor fugiu da fiscalização e não foi localizado. A fiscalização seguirá com os procedimentos visando identificar todos os responsáveis pelo negócio ilegal e representará criminalmente todos os contribuintes infratores.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.