Sindireceita lança série de vídeos “Histórias – Equipe K9” que destaca a importância do trabalho com os cães de faro da RFB para o controle aduaneiro

Sindireceita lança série de vídeos “Histórias – Equipe K9” que destaca a importância  do trabalho com os cães de faro da RFB para o controle aduaneiro

Nos últimos anos, a Receita Federal do Brasil ampliou os investimentos na formação de condutores de cães de faro. Atualmente, a Receita Federal conta com mais de 20 equipes K9 que atuam nos portos, aeroportos, postos de fronteira e em operações por todo o país. Ações que resultaram no aumento das apreensões de drogas, que fortalecem o controle aduaneiro e que, cada vez mais, contam com a atuação dos Analistas-Tributários.

Com o objetivo de valorizar e ampliar a divulgação desta importante atividade que é fundamental para o controle aduaneiro, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, por meio da Diretoria de Assuntos Aduaneiros, produziu uma série de vídeos que mostra o trabalho dos condutores de cães de faro e que também conta as histórias dos servidores que decidiram integrar as equipes K9 da Receita Federal do Brasil.

A série “Histórias – Equipe K9” reúne relatos e destaca a experiência dos servidores que integram equipes de cães de faro que atuam por todo o país. No primeiro vídeo da série a Analista-Tributária Kátia Regina conta como decidiu mudar de área e trocou a rotina e as atividades em uma unidade da Receita Federal em São Paulo pela vivência e pelo trabalho em equipe com o cão farejador Deco.

A produção da série “Histórias – Equipe K9” contou com o apoio da Delegacia Sindical do Sindireceita em Vitória/ES e as gravações foram realizadas no Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF K9 RFB), que fica em Vitória/ES.

A séria também destaca a formação dos novos condutores que integram o projeto de expansão do Centro Nacional de Cães de Faro que tem por objetivo ser referência para a Organização Mundial das Aduanas (OMA) no combate às drogas e na criação de centros regionais de conduções de cães de faro.

Os servidores que concluem o curso de formação de condutores de cães de faro passam a reforçar a atuação das equipes de vigilância e repressão da Receita Federal, uma ação que faz parte também da programação de investimentos da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP), que este ano tem o objetivo de formar mais de 20 condutores de cães de faro.

 

Imprimir