Analistas – Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de 1.240 kg de cocaína no Porto de Santos/SP

Analistas – Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de 1.240 kg de cocaína no Porto de Santos/SP

Em uma ação realizada ontem (28/12), Analistas – Tributários das equipes da Alfândega de Santos/SP, atuaram na apreensão de 1.240 kg de cocaína escondidos em duas cargas que seriam exportadas pelo Porto de Santos. As cargas foram selecionadas para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner.

A primeira carga tratava-se de um carregamento de suco de laranja, destinado ao porto de Valência, na Espanha. Durante a inspeção, o cão de faro Uruk da Receita Federal, sinalizou positivamente para a presença de drogas. Inspecionada a carga, foram localizados diversos tabletes de cocaína em seu interior, que totalizaram 736 kg da droga.

A segunda carga era de açúcar, destinada ao porto de Tema, em Gana, país do continente africano. Nesta, também houve indicação positiva do cão de faro Uruk. Após realizada a busca, foram localizados outros 504 kg de cocaína em meio à carga.

Além da operação realizada hoje, ontem, dia 27, as equipes da Alfândega de Santos já haviam interceptado 561 kg de cocaína em uma carga de café. Portanto, com a ação de hoje, o total de cocaína localizada pela Receita Federal em 2021 superou 16 toneladas somente no Porto de Santos. Somente em 2021, a Receita Federal interceptou 16.178 kg de cocaína em cargas de exportação no Porto de Santos.

Controle Aduaneiro

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas regulares não sejam utilizadas como meios para o cometimento de atos ilícitos.