Conheça o trabalho da Analista-Tributária Lara Barcellos e o seu parceiro k9 Akan em mais um vídeo da série “Histórias – Equipe K9”

Conheça o trabalho da Analista-Tributária Lara Barcellos e o seu parceiro k9 Akan em mais um vídeo da série “Histórias – Equipe K9”

Com o objetivo de valorizar e ampliar a divulgação desta importante atividade que é fundamental para o controle aduaneiro, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, por meio da Diretoria de Assuntos Aduaneiros, produziu uma série de vídeos que mostra o trabalho dos condutores de cães de faro e que também conta as histórias dos servidores que decidiram integrar as equipes K9 da Receita Federal do Brasil.

A série “Histórias – Equipe K9” reúne relatos e destaca a experiência dos servidores que integram as equipes de cães de faro que atuam por todo o país. Neste vídeo, a Analista-Tributária Lara Barcellos Turon destaca sua relação de trabalho com o parceiro de equipe k9, Akan.

 

Desde 2014, lotada em Confis/MG, Lara Barcellos já queria ser condutora de cão de faro e abraçou a oportunidade de primeira. “Eu tinha me inscrito na oportunidade anterior. Eu já queria ser naquela época condutora de cão de faro. Minha origem na Receita Federal era na vigilância e repressão, iniciei na fronteira, então, tá no meu sangue!”.

Segundo Turon, esse contato inicial no Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF K9 RFB) serviu para ter condições de se iniciar o trabalho e que a maturidade vem com o tempo e com os treinos. “Acho muito importante captar o máximo possível do que os instrutores passam, eles são um repositório de informações, de conhecimento, de expertise”, destaca.

Sobre o Akan, a Analista-Tributária afirmou que foi paixão à primeira vista. “Eu olhei e falei: é ele!”. Perguntada sobre o retorno ao trabalho presencial com o parceiro, não poupou elogios. “É um reencontro com uma atividade que eu admiro, que eu gosto. Um reencontro com o cão que está presente na minha vida a muito tempo. Enfim, uma realização!”, finalizou.

A produção da série “Histórias – Equipe K9” contou com o apoio da Delegacia Sindical do Sindireceita em Vitória/ES e as gravações foram realizadas no Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF K9 RFB), que fica em Vitória/ES.

A série também destaca a formação dos novos condutores que integram o projeto de expansão do Centro Nacional de Cães de Faro que tem por objetivo ser referência para a Organização Mundial das Aduanas (OMA) no combate às drogas e na criação de centros regionais de conduções de cães de faro.