Sindireceita lança nova versão do Fronteirômetro que tem por objetivo reforçar a importância das ações de fiscalização e controle aduaneiro para o país

Sindireceita lança nova versão do Fronteirômetro que tem por objetivo reforçar a importância das ações de fiscalização e controle aduaneiro para o país

O Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lança nesta quinta-feira, dia 18, a nova versão do Fronteirômetro, ferramenta eletrônica que dimensiona o fluxo do comércio internacional pelos portos, aeroportos e fronteiras secas do país. O lançamento da nova versão do Fronteirômetro será realizado às 14h30 desta quinta-feira, dia 18, e integra a programação do evento Diálogo Aduaneiro, que será realizado pelo Sindireceita, no Centro Cultural Brasil XXI, Sala Melhores do Mundo, em Brasília/DF.

Com o Fronteirômetro, o Sindireceita tem por objetivo dar mais visibilidade à dimensão dos desafios para a facilitação e o controle do comércio exterior, bem como para realização das ações de fiscalização e controle aduaneiro nos portos, aeroportos e postos de fronteiras em todo o país. A partir de dados e estatísticas oficiais, a ferramenta projeta o volume de cargas, pessoas e veículos que entram e saem do país, no exato momento em que a consulta é feita.

Há mais de 10 anos, o Sindireceita e os Analistas-Tributários realizam uma série de estudos e pesquisas que integram o projeto “Fronteira Abertas” e que tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de estruturação no país de uma política destinada ao fortalecimento do controle do fluxo de mercadorias, veículos e pessoas que entram em saem do país por portos, aeroportos e postos de fronteira. Com estas ações, o Sindireceita também chama a atenção para a necessidade de fortalecimento das ações de fiscalização, vigilância e repressão a crimes transnacionais como o contrabando, descaminho, tráfico de drogas e para a importância da Aduana para a proteção da economia nacional e para à segurança pública.

banner fronteirometro 1

No Brasil, o controle desse fluxo comercial é feito por diversos órgãos, mas competem à Receita Federal as principais ações de fiscalização do comércio exterior brasileiro, de repressão ao contrabando, ao descaminho, à contrafação (falsificação) e pirataria, ao tráfico de drogas e a lavagem e ocultação de bens. Na área do comércio exterior e do controle de fronteiras, os servidores da Receita Federal são responsáveis pela gestão e execução dos serviços de administração, fiscalização e controle, vigilância e repressão a crimes transnacionais como o contrabando, o descaminho, o tráfico de drogas, entre outros. Os servidores da Aduana atuam nos setores de Conferência de Bagagem; Vigilância e Repressão, Controle de Intervenientes, Cargas e Trânsito Aduaneiro, Assessoramento Técnico Aduaneiro, Despacho Aduaneiro, Fiscalização Aduaneira e Gestão de Riscos Aduaneiros.

Com a nova versão do Fronteirômetro o Sindireceita também oferece um conjunto de dados, estatísticas e informações que podem ser usadas por especialistas, professores, estudantes e servidores públicos que atuam na formulação de políticas públicas, de estudos, de pesquisas nas áreas de comércio exterior, relações internacionais, segurança e defesa e outros relacionados.

Agenda:
Lançamento da nova versão do Fronteirômetro
Dia 18, quinta-feira, às 14h30
Centro Cultural Brasil XXI, Sala Melhores do Mundo, em Brasília/DF
O evento poderá ser acompanhado pelo canal do Sindireceita no Youtube: https://www.youtube.com/c/SINDIRECEITADEN