Analistas-Tributários atuam na segunda fase da Operação Fractal

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta quarta-feira, dia 2, nas ações de busca e apreensão ocorridas nos municípios de São Paulo e Guarulhos no âmbito da segunda fase da Operação Fractal, realizada pela Polícia Federal (PF). As ações contaram com a participação de 16 Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais da RFB, além de 25 policiais civis da Divisão de Crimes contra a Administração do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). 

A Operação Fractal tem por objetivo desarticular a atuação de operadores financeiros de um milionário esquema de remessas de dinheiro ilícito ao exterior, realizado em diversas etapas e por diversos operadores. O dinheiro serve aos interesses do crime organizado, como facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas e contrabandistas de produtos importados.

Os alvos desta segunda fase da operação foram responsáveis pela circulação de aproximadamente R$ 500 milhões em duas contas bancárias, de duas empresas de fachada. Os valores depositados nessas contas bancárias eram pulverizados em outras contas, visando dificultar seu rastreamento, e depois eram remetidos ao exterior. A totalidade desses recursos tem origem ilícita.

Tanto os operadores financeiros como os recursos que circularam nessas contas, estavam à margem dos sistemas e dos controles da Receita Federal. Os valores sonegados nas transações investigadas nessa fase da operação ultrapassam R$ 100 milhões, segundo estimativa do órgão.

*Com informações da Receita Federal do Brasil.