Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam em operação para desmontar depósitos clandestinos no MS

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na Operação Fronteira RFB, deflagrada pelo órgão nesta quarta-feira, dia 20, com o objetivo de desmontar instalações clandestinas utilizadas por criminosos nos municípios de Dourados/MS e Douradina/MS para armazenagem temporária de mercadorias que entraram de forma ilegal no país. Além da RFB e DEFRON, a operação também contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro.

A Operação Fronteira RFB, antes conhecida como “Fronteira Legal”, teve sua primeira edição em 2021, no município de Dourados e seu entorno. A edição deste ano (terceira) expandiu a sua atuação para outros municípios dos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

O uso de depósitos clandestinos para armazenamento de mercadorias que entram ilegalmente no país configura tentativa de driblar a fiscalização da Receita Federal e das forças policiais em seus trabalhos de repressão ao mercado ilegal. A sociedade sofre diretamente as consequências da propagação desse tipo de crime organizado em diversos estados, tendo acesso a mercadorias nocivas à saúde e enfrentando a concorrência desleal, que enfraquece a maioria dos comerciantes que pagam seus impostos em dia.

*Com informações da Receita Federal do Brasil.

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.