Analistas-Tributários em ação: "Aeroporto - Área Restrita" estreia sua 5ª temporada

Analistas-Tributários em ação: "Aeroporto - Área Restrita" estreia sua 5ª temporada

A série "Aeroporto - Área Restrita" acompanha o emocionante dia-a-dia do maior aeroporto internacional do hemisfério sul. Em Guarulhos/SP, órgãos fiscais unem forças para proteger as fronteiras do país e impedir a entrada e saída de ameaças visíveis e invisíveis. O trabalho de controle aduaneiro realizado pela Receita Federal é destaque do programa.

Captura_de_tela_2023-11-12_105717.png

Lançada no ano de 2017, a série, produzida pelo canal Discovery e coproduzida no Brasil com a Moonshot Pictures, estreiará a sua 5ª temporada no dia 18 de novembro, com a disponibilização dos dois primeiros episódios.

A atração documenta as operações de segurança e inteligência realizadas em aeroportos do país. Nesta temporada, as gravações acontecem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, e no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A produção acompanha com exclusividade o trabalho árduo dos Analistas-Tributários, Auditores-Fiscais e demais servidores da Receita Federal e outros órgãos fiscais na averiguação de passageiros e cargas suspeitas.

Captura_de_tela_2023-11-12_110610.png

De acordo com o site TELA VIVA , o primeiro episódio da nova temporada irá mostrar a Receita Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos em ação nos voos de chegada nacionais. "Temos tido bastante ocorrência de entorpecentes em voos que vêm de Manaus, Belém e Campo Grande", esclarece um analista-tributário. As aeronaves que saem de lugares próximos das fronteiras do Brasil têm mais chance de estar sujeitas ao tráfico e, por isso, precisam de um cuidado especial da perícia. Além disso, no primeiro episódio, o público entra em contato com o caso de um homem indiano que tenta entrar no Brasil com amostras de produtos médicos a serem expostos em uma feira hospitalar. Nesses casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também é acionada. A Receita Federal precisa ficar atenta a possíveis eventos como esse, em que a atenção tem que ser dobrada para que tudo entre no país de acordo com os parâmetros da lei. "Existe o modo correto de trazer esses bens, mas a gente sabe que muita gente acaba fazendo de forma errada, trazendo na bagagem", esclarece uma analista tributária da Receita Federal.

Captura_de_tela_2023-11-12_110653.png

O site TELA VIVA também dá pistas de como será o segundo episódio, no qual  a Receita Federal foca nas bagagens de mão e na revista pessoal dos passageiros embarcando para Portugal. A agente explica que esse tipo de operação acontece no finger, logo antes da entrada da aeronave, e envolve também o trabalho de cães de faro. "À medida em que vamos trabalhando com o cão, tanto ele te conhece, quanto você acaba conhecendo um pouco mais dele. Então, algumas características de comportamento que ele começa a demonstrar na hora da busca já são um indicativo de que pode ter algo de ilícito", explica outro agente. Ainda no segundo episódio, a equipe da Receita Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos acompanha dois voos que chegam de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Tanto passageiros quanto comissários de bordo precisam passar pela segurança e, em um procedimento padrão, a bagagem de um dos tripulantes se destaca. O funcionário sujeito à vistoria traz na sua mala de mão um vestido de alto valor. "O tripulante em serviço não tem direito à cota de isenção fiscal, que hoje é de mil dólares. Portanto, ele terá que ser tributado", explica o analista Nelson. "Somado o 50% do imposto mais a multa, a tributação será de 75%".


Atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal na série "Aeroporto - Área Restrita"

Em quase todos os episódios da série os Analistas-Tributários são destaques e alguns já são bastante conhecidos do público, como o analista-tributário Anderson Leme e a analista-tributária Valdiléia Cunha, a "Val". O controle de cargas e bagagens, análise de riscos, atuação das Equipes K9 e de Vigilância e Repressão são atividades que chamam a atenção e dão o tom de sucesso ao seriado, por apresentar o trabalho da Receita Federal no combate ao contrabando e descaminho nos aeroportos e a atuação dos Analistas-Tributários é essencial para o bom desempenho da Aduana brasileira.

O Sindireceita, na próxima terça-feira, realizará um podcast vídeo com Anderson Leme, que será disponibilizado no canal do Youtube. 

 


Onde assisitir os episódios da série?

Atualmente, a série pode ser encontrada em diversas plataformas de streaming, como HBO Max, Amazon Prime Video e Discovery Plus.

Assista o Traile Oficial da HBO Max da 5ª Temporada da série "Aeroporto: Área Restrita - 5ª Temporada"

AQUI