Não fuja da Internet

Nâo fuja da Internet

O que leva a maioria dos idosos a evitar a internet? Para a psicóloga e gerontóloga Cecília Raso, membro da Federação Brasileira de Psicodrama, que desenvolve o projeto Trilhando o Caminho da Terceira Idade, com enfoque para o envelhecimento preventivo, o medo, a ausência de conteúdos específicos, a escassez de recursos financeiros, a falta de conhecimentos ou a inadequação do equipamento são algumas das justificativas.  Ela acredita que muitas vezes o que impede o idoso de ter acesso à tecnologia é a questão social e econômica. ?Ter um computador em casa, fazer um curso, manter uma linha telefônica para a internet é sinal de despesa?, constata. Por outro lado, se a maioria das pessoas da terceira idade já está aposentada, é justamente por meio do conhecimento da informática que muitas retornam à atividade profissional. Mas também não é só trabalho. A computação e  internet proporcionam cultura e muito entretenimento.  Há cursos virtuais, compras, jogos, salas de debate, bate-papo nos chats, bibliotecas virtuais e até namoro. Para a gerontóloga Cecília Raso, as pessoas da terceira idade costumam ter medo do novo e do desconhecido e muitas vezes precisam do incentivo da família para começar.
"O espírito não envelhece. As pessoas acham que só os jovens têm projetos de vida. A informática estimula a sociabilização. Não substitui a presença humana, mas é um paliativo para a solidão", diz.Estudos do especialista norte-americano em geriatria, David Lansdale, da Universidade de Stanford, mostram que o uso da internet pode ajudar a superar depressão, a solidão e o desamparo, comuns nos idosos. A escassez de conteúdos específicos para idosos também é uma das principais explicações para a aparente auto-exclusão dos mais velhos na rede.  Em fevereiro de 2000 foi lançado, no Brasil, o site Mais de 50, dedicado a trazer informação e lazer às pessoas que já ultrapassaram a faixa dos 50 anos. São assuntos de saúde, gastronomia, mercado de trabalho, moda, turismo e entrevistas. Os programas das salas de bate-papo é que ainda não ganharam muitos adeptos nessa faixa etária. Quando divididas por gerações, as salas dedicadas aos internautas acima de 55 anos costumam estar mais vazias.
Em São Paulo a Delegacia Sindical do Sindireceita implementou um projeto para os colegas interessados em aprender a usar a internet.