Guia da terceira idade / Dicas de saúde / Humor

Guia 3ª Idade

Cursos
1 -
A UnATI / UERJ - Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - oferece inúmeras atividades à população de mais de 60 anos, colocando-se na vanguarda da produção e aplicação de conhecimentos qualificados de atenção ao idoso. Os interessados devem entrar em contato na UnATI:  Rua São Francisco Xavier, 524 - 10º andar - Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro/ RJ Tel.: (021) 587-7236 / (021) 587-7672  Fax: (021) 264-0120  E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2 - Inspirado na 1.ª Universidade da Terceira Idade criada em 1973 (Toulouse, França), idéia pioneira que se irradiou mundo afora, o Programa de Estudos da Terceira Idade (PETI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, destina-se a esse segmento, desenvolvendo atividades relacionadas com a formação de recursos humanos, atualização de conhecimentos específicos e interação com a comunidade. Os colegas do Paraná interessados devem entrar em contato a Pontifícia Universidade Católica do Paraná-  Programas de Estudos da Terceira Idade (PETI), Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho- Curitiba/PR.
3 - Em São Paulo a Universidade Livre da Terceira Idade, da Metodista de São Paulo, é o local de aprendizagem permanente, de resgate da memória, de convivência de quem já caminhou, caminha e caminhará, sempre com muito a contribuir. Os cursos oferecidos têm por objetivo contribuir para uma nova compreensão do lugar e do papel das pessoas desta faixa etária na sociedade, da importância de lutar por seus direitos por uma melhor qualidade de Vida. Para mais informações entrar em contato com a Secretaria do CEAD Campus Vergueiro- Av. Senador Vergueiro, 1.301 - Centro São Bernardo do Campo/SP - 09750-001 Telefone: (11) 4366-5418 E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Horário de Atendimento: de 2ªs às 6ªs, das 10h às 21h.

Livros
País jovem de cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil
Renato Veras Relume-Dumará & UnATI/UERJ 1994 - 224 p.
Terceira idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro Renato Veras Organizador Relume-Dumará & UnATI/UERJ 1995 - 110 p.
Viva bem a Velhice Aprenda a Programar Sua Vida Burrhus Frederic Skinner.
Gerontologia: A Velhice e o Envelhecimento em Visão Globalizada Matheus Papaleo Netto.
Terceira Idade  Alternativas para uma sociedade em transição Renato Veras Relume-Dumará & UnATI/UERJ 1999  232 p.

Dicas de Boa Forma

O médico recomenda: Dance muito!
Dançar parece ser o programa preferido de quem entrou na melhor idade. Os médicos comemoram e incentivam, pois além de fazer bem para a cabeça, dançar é um ótimo exercício.
Qualquer atividade de dança promove excelentes benefícios para a saúde, proporcionando bem estar e alegria, veja porque:
- Melhora a coordenação motora, o ritmo, a memória, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração, a resistência, a força, a postura e o tônus muscular
- Combate o estresse
- Aumenta a auto-estima
- Melhora as funções vitais do organismo, como digestão, respiração, circulação etc...
- Melhora muito o condicionamento cardio-respiratório
- Entretém, de forma gostosa, quem pratica a dança
- Aumenta a sociabilização
- Traz desenvoltura e desinibição ao praticante
- Trabalha o corpo todo, deixando-o saudável e bonito.
O Cadernos T selecionou algumas aulas que são ótimas para você aprender a dançar de verdade. Todas elas oferecem os benefícios acima. Vale a pena tentar!

Dança de salão
Aula divertida, feita em duplas, onde você aprende vários ritmos, como salsa, merengue, samba, bolero, tango, rumba e rock.

Flamenco
Dança de origem espanhola, muito sensual, com vestimenta própria. Existe também o Flamenco Light, onde há a combinação de movimentos tradicionais da dança espanhola com ritmos latinos.

Axé
Aula muito dinâmica, com movimentos coordenados e que exigem ginga e flexibilidade.

Dança do Ventre
Envolvente, sensual e misteriosa. A dança do ventre é uma aventura única e inesquecível, tanto para quem se inicia nessa prática quanto para quem assiste ao espetáculo de incomparável beleza.
Então... Mexa-se, pois além de proporcionar divertimento quem dança tem em média um gasto calórico de 500 a 800 calorias, dependendo do metabolismo de cada um e da intensidade da aula. Escolha uma dessas sugestões e aproveite!

Humor

Pérolas Processuais

Reação orgânica -
"Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça". (De uma defesa prévia, na 8ª Vara Criminal de Porto Alegre).
Bichos protegidos - "Com a nova Lei Ambiental, até afogar o ganso passou a ser crime". (De uma petição de razões finais, em ação penal, na comarca de Santarém - PA).
Grande constatação - "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio". (De um laudo pericial, na comarca de Lisboa, Portugal).
Penhor sobre a casa de madeira - O professor de Direito Comercial, nas Faculdades Univest, em Lages (SC), explicava sobre penhor e hipoteca: "Penhor, para bens móveis hipoteca, para bens imóveis". Então, um aluno atencioso, pergunta: "Sendo assim professor, então, se a casa for de madeira ela pode ser dada em penhor?...
Estatística fúnebre - "Doutor, quantas autópsias o senhor já realizou em pessoas mortas?". (De um advogado, perguntando ao perito judicial, em audiência na 7ª Vara Cível de Porto Alegre).
Direito de ir e vir - "O presidente subseccional está me perseguindo e porque não gosta de mim, acha que eu não posso mudar de endereço. Tenho o direito de vir e ir". (De uma petição de advogada, em Subseção da OAB/RS, cujo presidente estranhou que uma profissional da Advocacia - que está respondendo a processo ético - tivesse mudado de endereço seis vezes, em 12 meses).
Fonte:
www.espacovital.com.br

Curiosidades

Diferença entre o idoso sedentário e o ativo

Terceira idade “sedentária”
- Envelhecimento acelerado
- Estresse
- Depressão
- Imobilidade motora
- Fadiga
- Fraqueza
- Autopiedade
- Ações e reações negativas
- Alterações sociais
- Um peso para a família.

Terceira idade “ativa”
- Bem-estar físico
- Domínio corporal
- Ampliação da mobilidade
- Cura contra depressão
- Respiração saudável
- Vitalidade
- Autoconfiança
- Ações e reações positivas
- Ansiedade e tensão reduzidas
- Evita ser um peso para a família
- é um vencedor