Guia da terceira idade / Dicas de saúde / Humor

Guia da Terceira Idade


As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. Quem passou dos sessenta anos nos dias de hoje, se acostumou a uma vida agitada, repleta de atividades físicas. Não é à toa que haja uma procura cada vez maior por lazer e diversão. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e só se divertir em uma partida de dominó ficaram no passado.
Pensando nesta promissora fatia de mercado, as agências de turismo, bingos, casas noturnas e academias promovem eventos visando atrair o público "mais experiente". Tudo adaptado para todos os gostos e possibilidades.

Livros
Bom para quem quer se manter atualizado, a leitura, seja qual for é um excelente exercício para a memória além de ser ótimo passatempo. Recomendamos três bons livros que podem proporcionar momentos únicos de entretenimento:
ϖ "Diário do Farol", de João Ubaldo Ribeiro
ϖ "Budapeste", de Chico Buarque
ϖ "Achados e Perdidos", de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Filmes e Peças Teatrais
Assistir peças ou ir ao cinema é, sem dúvida, uma grande diversão. Faz sonhar, se emocionar. Chamar os amigos em torno de uma sessão de vídeo em casa ou com eles ir ao cinema é, também, uma boa opção. Para a sua distração, indicamos alguns filmes:
ϖ"As Invasões Bárbaras", de Denys Arcand
ϖ"Alguém Tem que Ceder", de Nancy Meyers
ϖ"O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein
ϖ"As Garotas do Calendário", de Nigel Cole
ϖ"Benjamim", de Monique Gardenberg
ϖ”Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera", de Kim Ki-Duk.

Turismo
Existem pacotes turísticos próprios para a terceira idade. Alguns hotéis fazenda contam com estrutura médica, nutricionistas e professores de educação física que estão preparados para supervisionar os passeios e atividades. Essas viagens proporcionam momentos de descanso, direito de quem trabalhou longos anos. Deve-se somar à aposentadoria uma rotina saudável, que inclua diversão e exercícios leves, que podem melhorar as condições físicas e afastar o fantasma do mau humor e da depressão.

Risoterapia
O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias sistêmicas e autor do livro Terapia do Riso (Editora Pensamento), considera o riso como uma terapia que tem o objetivo de levantar o astral das pessoas, envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor. No livro, Lambert explica que a terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60. Sociabilidade, bem-estar e alegria. Em todas as formas de lazer, percebe-se a busca das pessoas por estes três sentimentos, muitas vezes escondidos em personalidades, outras vezes sufocados por uma história de vida sofrida.

Fonte: www.abcdocorposalutar.com.br

Dicas de Boa Forma


Alimentação na Melhor Idade
A princípio a alimentação na melhor idade deve se adequar às condições orgânicas ou funcionais de cada indivíduo.
Na verdade, ela precisa ser muito rica em elementos vitais (vitaminas, minerais, enzimas, fibras) e muito pobre em produtos refinados!!
Mais do que isso - o idoso já tem afinidade suficiente com o seu organismo para perceber sua necessidade individual. É comum,  aos 50 anos perder a vontade de comer carne vermelha, ovos, leite e feijões - alimentos de demorada digestão, que provocam gases e má digestão - conseqüência de alimentos pouco ou mal digeridos. Isso se deve normalmente à diminuição da produção de enzimas digestivas e a grandes misturas alimentares feitas numa única refeição.
Outra dificuldade é a adequada absorção de nutrientes pelo intestino que se encontra com a flora bacteriana destruída devido aos alimentos refinados (farinhas brancas, pães, bolachas), ao açúcar (fermentações), excesso de medicamentos, de café, acúmulo de agrotóxicos e de metais pesados. Isso tudo leva ao cansaço orgânico e a uma desnutrição não aparente, mas que debilita e propicia a formação de doenças crônico-degenerativas como prisão de ventre, obesidade, doenças reumáticas, cardíacas, artrite, artrose, Alzheimer, Parkinson, etc
Por isso, recomenda-se :
ϖ Junto às refeições: não tomar sucos junto às refeições nem café com leite. Somente água ou chá de ervas (frio ou quente).
ϖ Nas refeições: não misturar mais de 3 alimentos na mesma refeição. É preferível aumentar a quantidade do que fazer mais misturas.
ϖ Evitar sobremesas (doces e mesmo frutas). Tome um chá de ervas após as refeições.
ϖ Tomar muita água durante o dia para hidratar e melhorar o funcionamento do intestino.
ϖ Comer muitos alimentos crus na forma de verduras e frutas não ácidas.
ϖ Saborear 1 copinho de iogurte natural ou coalhada ao dia.
ϖ Substituir o açúcar branco por mel (em menor quantidade).
ϖ Substituir os pães brancos por integrais, sírio, torradas (ou outros que não contenham fermentos).

Fonte: NutriWeb (www.epub.org.br/nutriweb)

Humor


Frases de Artistas

Meu hobby ?? Ah!, eu tenho um preto, mas gosto mais do vermelho.(Carla Perez)

A carreira artística é difícil porque tem muitas dificuldades. (Tiazinha do H)

Estou louca para ir a Nova Yorque. Eu sempre quis conhecer a Europa. (Carla Perez)

Adoro Beethoven, especialmente os poemas. (Ringo Star)

Depois da derrota o pior resultado é o empate.(Galvão Bueno)

Vou me candidatar por São Paulo, porque sou são-paulino. (Maguila)

Os maiores desejos segundo a idade:
Aos  4: não fazer xixi nas calças.
Aos 15: muitos amigos.
Aos 18: carteira de motorista.
Aos 20: muito sexo.
Aos 35: muito dinheiro.
Aos 40: muito dinheiro.
Aos 50: muito dinheiro.
Aos 60: sexo.
Aos 70: sexo.
Aos 75: carteira de motorista.
Aos 80: muitos amigos.
Aos 85: não fazer xixi nas calças