Senadores defendem aposentados e pensionistas em plenário

Senadores defendem aposentados e pensionistas em plenário

Em reconhecimento a todos que historicamente participaram da construção deste País, o dia 24 de janeiro foi instituído o "Dia Nacional do Aposentado".

A data foi comemorada no Senado Federal, com sessão especial, no dia 13 de fevereiro.

O senador Paulo Paim (PT-RS) subiu na tribuna e defendeu o princípio da paridade, pois discorda da afirmação de que há déficit na Previdência Social. De acordo com Paim, é possível conceder à remuneração dos aposentados o mesmo reajuste concedido aos salários dos servidores da ativa, desde que se combatam as fraudes com rigor. O senador destacou que os aposentados têm recebido reajustes menores nos últimos anos.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) também criticou o fato dos reajustes do salário mínimo geralmente não serem repassados às aposentadorias e pensões. Tebet comentou ainda sobre sua preocupação em relação as altas taxas de juros dos empréstimos oferecidos aos aposentados e pensionistas mediante desconto diretamente no benefício do segurado.

Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a Reforma da Previdência subtraiu direitos adquiridos historicamente pelos aposentados e pensionistas brasileiros. Segundo Dias, a reforma previdenciária foi uma reforma eminentemente fiscal, "com gritantes inconsistências", e que não enfrentou problemas estruturais do setor.

Outro senador a defender os direitos dos aposentados e pensionistas foi o senador Romeu Tuma (PFL-SP). Ele convocou os demais senadores a tocarem uma "operação tapa-buracos" para corrigir as perdas salariais de quem já passou para a inatividade.