Guia da 3ª Idade / Dicas de turismo / Humor

Humor


Uma partida de futebol no céu
Dois amigos fanáticos por futebol fizeram uma promessa: quem morresse primeiro voltaria par dizer como era o céu. Por ironia do destino, no dia seguinte um deles morreu. Depois de duas semanas, o fantasma do falecido voltou para cumprir a promessa:
- Tenho uma boa e uma má notícia. - diz o fantasma.
- Diga primeiro a boa. - pede o "amigo vivo".
- O céu é uma maravilha! Tem futebol toda semana.
- E a notícia ruim?
- Tem jogo no sábado e você foi escalado.

Na maternidade
Numa maternidade, três mulheres (uma africana, uma argentina e uma brasileira ), deram à luz a três bebês( dois branquinhos e um pretinho ). No dia seguinte os bebês foram trocados.
O médico sugere que elas façam um sorteio: a que ganhar escolhe um bebê primeiro. Elas aceitam, fazem o sorteio e a brasileira ganha. na mesma hora ela escolhe o bebê pretinho. Intrigado, o médico resolve perguntar:
- Seu marido é negro?
- Não. É que eu não queria arriscar a pegar o bebê argentino.

Quanto vale o passarinho?
O cara chega numa barraca de um caipira para comprar um passarinho.
- Quanto custa aquele pássaro que está cantando ali?
- pergunta ao vendedor
- Ele custa R$100.
- E aquele que está quieto ali?
- Aquele custa R$500.
- Que absurdo! Por que o pássaro que não canta vale mais que o que canta?
- Ele é o compositor.

Guia 3ª Idade


Mantendo a forma
Antes de se tornarem populares as aulas de hidroginástica eram frequentadas principalmente por pessoas da terceira idade. Porém com o tempo ela subdividiu-se em várias modalidades, como hidro-abs, hidro-jump, hidro bike, power hidro, dentre outros. O público alvo desta atividade física deixou de ser apenas as pessoas da terceira idade, atualmente ela agrada todas as faixas etárias. A hidroginástica é indicada para o aumento de força, diminuição de gordura, melhora do condicionamento físico geral, recuperação de lesões e muito mais. Mesmo ocupando lugar de destaque nas modernas academias, a hidroginástica continua sendo a queridinha da terceira idade. Isso se deve ao fato de ser uma atividade física desenvolvida dentro do meio líquido, o que não causa impacto.

A respeito da hidroginástica direcionada aos idosos, vale ressaltar que é importante saber lidar com o conjunto de doenças que costumam acompanhar os indivíduos durante o processo de envelhecimento. Dessa forma, sabendo qual o perfil do aluno e quais doenças ele apresenta, o instrutor físico saberá como trabalhar, respeitando as especificidades de cada enfermidade. Selecionamos, em termos gerais, algumas dicas:

Diabetes:
Verifique o horário de aplicação da insulina, sempre afira os níveis glicêmicos para saber dosar a intensidade do exercício.

Obesidade:
Os exercícios devem ser feitos na parte mais funda da piscina, onde se consiga pôr os pés no chão. Isso alivia mais o peso sobre as articulações.

Hipertensão:
Muito cuidado com as entradas e saídas na água. Geralmente as atividades são realizadas dentro da água com uma pressão arterial (PA) menor que o seria fora da água. Porém, durante a entrada e saída da água, a PA tende a aumentar um pouco devido à diferença entre a pressão da água. Procure academias que ofereçam rampas ou escadas para que a adaptação ao meio líquido seja gradativa. Cuidado também com excessivas elevações de braços acima da cabeça, pois isso poderá contribuir para um eventual aumento da PA. Um sintoma típico de elevação da pressão é a dor de cabeça, principalmente na nuca.

Osteoporose:
Antes de começar as atividades deve-se realizar uma densitometria óssea, que vai informar qual a quantidade de osso perdida. Também é preciso que seja avaliado o risco de fratura. Com estas informações o professor saberá qual a série de exercícios eficientes e seguros.

Depois de feita uma séria avaliação, é hora de malhar! Acorde bem disposto, mantenha uma alimentação saudável rica em vegetais e frutas. Exercite-se com alegria, pois esta ainda é a melhor receita de saúde e longevidade.

Dicas de Saúde


Corpo são, mente sã?

Por: Ivonete Pacheco da Silva
Consultora de Qualidade em Alimentação

Todos nós almejamos ter qualidade de vida. Queremos viver bem. Com a correria e a agitação do mundo moderno, principalmente nas grandes cidades, é mais difícil encontrar os meios para que isto aconteça.Muitas vezes nos distanciamos do que nos dava prazer, do que nos deixava mais tranqüilos, para entrarmos numa engrenagem louca, como se o tempo quisesse nos engolir. Que fazer para alcançarmos qualidade de vida? É preciso criar dentro de nós uma ação que esteja presente em várias áreas de nossa vida. Podemos dividir essas áreas em 3 itens:

Saúde Física
Alimentação – Manter a regularidade e auto-controle no comer e no beber, consumir produtos de boa qualidade.

Descanso – Dormir aproximadamente 8 horas por dia ou o suficiente para se sentir bem.

Atividade Física – Praticar esportes, caminhar. Diga adeus ao sedentarismo.

Saúde Mental
Resolução de conflitos – Muitos desajustes vêem das dificuldades que temos nos relacionamentos pessoais, no trabalho, no casamento. Muitas vezes deixamos a situação perdurar por muito tempo e caminhamos para soluções drásticas.

Ser idealista – Cultivar um ideal, tornar-se um voluntário, lutar por uma boa causa.

Saúde Espiritual
Cultivar a fé – Não esquecer que a fé é um santo remédio.

Praticar a meditação e a oração – Elas ajudam a nos equilibrar, a termos esperança e paz.

Queremos ter qualidade de vida. Podemos tê-la. Se tivermos coragem de mudar alguns hábitos aos quais estamos muito acostumados e encararmos a vida com mais humor, ficará mais fácil estabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente.