Personalidade

Walvon Dias

Quem diz que aquele que chega à terceira idade ou à aposentadoria é uma pessoa que não produz mais, simplesmente não conhece Walvon Dias. Aos 73 anos, Walvon afirma se sentir mais jovem do que nunca. “A matéria envelhece, mas a mente permanece sempre jovem. Hoje, ainda me sinto um adolescente!”, diz orgulhoso. Depois de 36 anos de serviço público, sendo que destes, 32 anos foram vividos dentro da Receita Federal, Walvon é hoje secretário-geral da delegacia sindical do Sindireceita em Pelotas (RS). “Depois de tanto tempo de Receita, tantas histórias, tantas amizades, não conseguiria me afastar por muito tempo e, agora, representando o sindicato, acredito que trabalho tanto quanto antes da minha aposentadoria”, conta cheio de entusiasmo.

Walvon afirma que a aposentadoria foi por vontade própria e não por problemas de saúde. “Eu estava empolgado, pensando nas merecidas férias que viriam”, lembra. No entanto, Walvon afirma que mesmo com a dedicação em planejar sua aposentadoria foi inevitável passar pelo duro impacto do afastamento. “Como servidor da Receita, passei por várias sessões, cargos, acumulei diversas funções e participei de comissões, adorava aquele trabalho. Eu era um ser extremamente polivalente. Fiz muitas amizades e meu trabalho sempre foi muito gratificante. Deixar isso para traz, por vezes, pareceu algo difícil. Muitos aposentados ficam deprimidos e isso faz sentido. Você dá parte da vida para a repartição e de repente passa a não ser reconhecido”, explica. Para Walvon, quem está prestes a se aposentar precisa se preparar para este momento, com muita tranquilidade e consciente das adversidades pelas quais pode passar.

A carreira publica de Walvon teve iniciou em 1960 nos Correios e Telégrafos do Ministério das Comunicações. Seu grande interesse nos assuntos da Fazenda e da área tributária fizeram com que buscasse seu ingresso na Receita, em 1977, por redistribuição. Após três anos na cidade de Campos Sul, Walvon foi encaminhado para a Delegacia em Pelotas (RS) e, em seguida, para a Agência em Dom Pedrito (RS). Seu retorno para Pelotas se daria em cinco anos, quando assumiu diversas sessões até alcançar o cargo de assistente de delegado, papel que desempenhou de 86 a 91. “Em 1991, assumi a chefia da Delegacia de São Lourenço do Sul, onde fiquei até minha aposentadoria, em 1996. Essa foi uma das épocas em que mais trabalhei, sabia fazer o serviço de todos os servidores para poder cobrir, sempre que necessário, os serviços pendentes”, relembra Walvon. “Fui leiloeiro por muito tempo. É incrível o número de mercadorias, inclusive de artistas, que eu leiloei. Meu trabalho era muito prazeroso”, relembra.

Um dos projetos que Walvon realizou após sua aposentadoria foi a construção de sua casa em São Lourenço do Sul. “Quando comecei a construir minha casa de praia, em São Lourenço do Sul, fui de arquiteto a servente de obras, carreguei muita pedra e tijolo”. Para ele, tratou-se não somente de um projeto arquitetônico, mas de um incentivo para sua auto-estima e senso de produtividade. Outra atividade que orgulha Walvon é seu trabalho na luta sindical. “Tem sido ótimo atuar junto ao sindicato. Adoro estar inserido neste contexto. Todos deveriam participar, estar próximos às ações do Sindireceita, afinal, aposentadoria não é sinônimo de fim de carreira. Muito pelo contrário, parece que agora estou produzindo e me sentindo mais ativo do que antes.”

E o tempo livre deste animado homem, como é? Walvon é um apaixonado por esportes e música. “Adoro samba, do moderno ao samba-canção, e sou especialmente apaixonado por uma boa musica romântica. Sou daqueles que nos bailes não perde a oportunidade de dançar”, revela com animação.

Walvon Dias é um exemplo de força e alegria.