Sindireceita e Unafisco avaliam unidade de luta

SINDIRECEITA E UNAFISCO
AVALIAM UNIDADE DE LUTA

Momento histórico das categorias que se reúnem pela primeira vez para discutir reivindicações dos cargos
A última reunião do Conselho dos Representantes Estaduais (CNRE) também foi marcado pelo encontro de representantes dos Técnicos e Auditores-fiscais. No Domingo, dia 14, o Presidente do SINDIRECEITA, Reynaldo Puggi, esteve presente na Plenária dos Auditores-Fiscais, juntamente com a presidente em exercício da ANSARF, Melanie Lepesqueur Botelho, que estava representando os servidores administrativos da Receita Federal.
Puggi foi recebido pela presidente da Unafisco, Maria Lúcia Fattorelli, pela presidente em exercício da ANSARF, Melanie Lepesqueur Botelho, e por integrantes da Plenária.
Na segunda-feira (15/03), foi a vez do CNRE receber a visita dos colegas do Unafisco Sindical. Estiveram presentes a presidente da DEN, Maria Lúcia Fatorelli, o presidente do CDS, Alexandre Teixeira, diretores e colegas Auditores-Fiscais.
Nos dois encontros foram debatidos os pontos para a construção do movimento conjunto pela justiça salarial, baseada em compromissos mútuos de solidariedade, responsabilidade e respeito.
O Presidente da DEN, Reynaldo Puggi, esclareceu que a luta pelo reconhecimento do profissional Técnico da Receita Federal não implica em diminuir a importância do Auditor-Fiscal. “Não queremos ser Auditores-Fiscais. Acreditamos que no debate das atribuições, o Auditor-Fiscal deve ter seu espaço nobre preservado, mas o Técnico também deve ser reconhecido pelas atividades que desempenha. Mas esse debate não é para agora, porque é ponto sensível e certamente vai gerar disputa entre as categorias, por isso devemos nos concentrar na luta por justiça salarial”, disse.
Durante a visita dos colegas Auditores-fiscais, ficou claro que existe uma disposição de construir um futuro para as categorias da Receita Federal, com respeito e maturidade. “Este momento não é de luta entre as categorias, devemos nos unir para conquistar o reajuste salarial, com a paridade entre ativos e aposentados, e evitar a ‘autarquização’ da Receita Federal. Nosso plano de carreira foi fruto de um longo debate, mas o debate das atribuições pode ser feito em outro momento”, disse Maria Lúcia Fatorelli, presidente do Unafisco.

Conselhos
Durante o CNRE o Conselho Fiscal Nacional, que fez a leitura do Relatório e do Parecer sobre as Demonstrações Contábeis e Atos de Gestão da DEN, aprovado por 26 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. A Proposta Orçamentária da DEN foi aprovada por unanimidade, por 30 votos favoráveis.
O presidente do CNRE, Hélio Bernades, deu exercício aos colegas Dayse do Socorro de Almeida e Cunha/PA, Leocádia Clara Gluszczak Arnecke/RS e Raimundo Nonato Gregório da Costa/CE, integrantes do Conselho Fiscal (gestão 2004 a 2006), eleitos no VIII Congresso Brasileiro dos Técnicos da Receita Federal, realizado em Belém/PA.
Os membros do Conselho de Ética e Disciplina (CET) também marcaram presença no 33º CNRE. O presidente José Bonifácio de Souza, e a secretária geral substituta do CET, Sandra Ribeiro/MG, fizeram a apresentação do Plano de Trabalho para 2004.
O terceiro item de pauta foi a eleição da Comissão Eleitoral/2004. A Comissão Eleitoral ficou assim composta: como membros titulares - Eduardo Álvares/RS, José do Carmo/GO, Vânia Aguiar/AC, Edmar Dino da Silva/CE e Marco Henrique de Menezes/MG. Na suplência ficaram os colegas Ricardo Giuliane do Nascimento/SP, Leni de Paula/DF e Lúcia Beirão/AL.