Afocefe adere à campanha

Afocefe adere à campanha

Afocefe adere à campanha “Pirata: to fora! Só uso original”


O Afocefe, Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, aderiu à campanha “Pirata: to fora! Só uso original” liderada pelo Sindicato Nacional dos Analistas- Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita). O movimento tem como objetivo ampliar o debate sobre a pirataria no Brasil e alertar a população para os riscos que o consumidor está exposto ao comprar um produto pirata. A Campanha também mostra que ao comprar esses produtos, empregos e impostos são perdidos e toda a economia do País é afetada.


Lançada em 2005, no Ministério da Justiça, em Brasília/DF, a campanha segue os moldes de movimento iniciado no Rio Grande do Sul, liderado pelo Afocefe no ano de 2003 quando promoveu o 6° Sefaz Debates para discutir pirataria, sonegação e fraudes fiscais. Na época, o evento foi fundamentado na percepção dos Técnicos do Tesouro do Estado que atuavam em regiões de fronteira e efetuavam a apreensão de grandes quantidades de produtos piratas.


A Campanha Nacional Educativa de Combate à Pirataria e ao Contrabando – “Pirata: to fora! Só uso original” é uma das principais ações educativas em andamento no Brasil. Nesta nova fase da campanha, a meta é difundir a mensagem “Viva a Originalidade”. O objetivo é valorizar o produto original. As ações em 2011 começaram pelo carnaval de Salvador/BA e Recife/PE com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à importância da valorização das ideias, atitudes, projetos e produtos originais. O Sindireceita espera levar a campanha aos principais eventos nacionais ligados à arte, cultura, propriedade intelectual, ciência e tecnologia, reforçando essa discussão. Outro objetivo desta nova fase é promover a reflexão sobre um tema pouco debatido atualmente: a pirataria moderna e a sua relação com a WEB 2.0 e as redes sociais.


Uma importante ferramenta de adesão do cidadão à iniciativa é o portal www.piratatofora.com.br, lançado em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. No endereço, consumidores, estudantes, pesquisadores, artistas, representantes do setor produtivo e dos governos um canal de discussão para promoção de debates, a disseminação de conteúdo, a publicação de artigos, de estudos e a divulgação de mensagens de valorização de ideias, produtos e projetos originais. (Informações da Afocefe)