Debate na Rede Brasil

Debate na Rede Brasil

Nesta terça-feira, dia 15 de junho, o Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, Glauco Terra Coêlho, da Alfândega Porto de Suape/PE, participou do debate sobre a pirataria, no quadro “Assunto do Dia” do programa da Rede Brasil.


Na ocasião foram apresentadas as ações e campanhas do Sindireceita, tais como: a campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” e o livro “Fronteiras Abertas” que revela o abandono da aduana brasileira. Foi destacado também a importância dos ATRFB´s nas fronteiras e a luta contra a falta de pessoal e treinamentos adequados para servidores que atuam no combate ao tráfico de drogas, contrabando, descaminho e pirataria.


No ocasião o Analista aproveitou para destacar que a Receita Federal do Brasil não foi contemplada no Plano Nacional de Fronteiras e explicou que, hoje, quem está nas fronteiras trabalhando são, em sua maioria, os Analistas-Tributários e que nos 31 postos aduaneiros, distribuídos pelos estados, o efetivo de servidores é de apenas 596 funcionários – 245 Auditores Fiscais e 351 Analistas-Tributários -, segundo o estudo de lotação produzido pelo próprio órgão.


Finalizando, Glauco Terra, relatou os diversos malefícios causados pela pirataria e a ligação desta prática com diversos outros crimes. Destacou, ainda, algumas medidas para evitar o crescimento do contrabando do País.