III Encontro Municipal

A Educação Fiscal surge como proposta de despertar no público educacional uma reflexão e uma ação participativa na vida social de sua comunidade.



Presidenta do Sindireceita com as crianças que receberam Educação Fiscal na rede municipal de Ensino


 


É uma educação para a cidadania, voltada para a percepção do contexto em que o cidadão está inserido, dando a ele informações para uma atuação consistente e de contribuição, afim de melhorar as condições sociais vigentes. Esta temática pretende mostrar a todos como funciona a máquina pública, resultando em uma aproximação do cidadão com o Estado, compreendendo que este tem como princípio e fim servir ao bem comum.


A Educação Fiscal por meio do III Encontro Municipal, objetivou a disseminação de conhecimentos na sociedade que embasam essa atuação: Como se arrecadam os recursos? Como se investe o dinheiro? De que mecanismos a sociedade dispõe para controlar o destino de recursos e bens públicos? Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação através da Divisão de Ensino Fundamental, realizou, com a participação do Sindireceita e do Grupo de Educação Fiscal da Alfândega do Porto de Manaus, no dia 24 de maio o III Encontro Municipal de Educação Fiscal; disseminando cidadania.


A Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a Secretaria Municipal de Finanças e Controle Interno demonstram total comprometimento com a Educação Fiscal em Manaus. Foi com grande alegria que o SINDIRECEITA recebeu o convite para participar do III Encontro Municipal de Educação Fiscal.


 



Sílvia Felismino e Moisés Hoyos participando de uma simulação de venda de produtos com emissão de documento fiscal, feita pelas crianças da rede de ensino municipal


 


Com a campanha "Pirata tô fora: só uso original!" a presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, apresentou aos participantes do encontro o crime do século XXI: a Pirataria. Crime que financia os tráficos de drogas e armas, causa malefícios na saúde dos consumidores, gera desemprego e prejudica a arrecadação de impostos, causando enormes problemas para a sociedade. Felismino também discorreu sobre o abandono das fronteiras brasileiras e o descaso da Receita Federal em relação ao assunto.




Presidenta do Sindireceita palestrando sobre o crime do século XXI: A Pirataria


 


Após apresentar os "7 pecados da Pirataria" a Analista-Tributária e presidenta do Sindireceita, afirmou que “o melhor caminho para se combater a pirataria é a Educação Fiscal, que forma a consciência cidadã nos indivíduos, deixando claro que devemos saber quais os tributos que pagamos e de que forma esse numerário arrecadado é aplicado em prol da sociedade como um todo”.