Fantástico destaca trabalho de ATRFB

Fantástico destaca trabalho de ATRFB
 A dificuldade no controle na região de fronteira em Foz do Iguaçu/PR voltou a ser destaque em reportagem do Fantástico

 


 A edição deste domingo (26) do programa de TV Fantástico destacou o trabalho de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam nas equipes de busca e repressão em Foz do Iguaçu/PR. Na reportagem de mais de sete minutos são exibidas imagens de contrabandistas em fuga sendo perseguidos por Analistas-Tributários que, contando com o apoio do helicóptero da Receita Federal, promovem a perseguição e a prisão dos criminosos.


Uma das perseguição, que termina com a prisão do contrabandista, é efetuada pelo Analista-Tributário Egídio Davies. Em entrevista o Analista-Tributário revela detalhes do trabalho de repressão realizado na região de Foz do Iguaçu/PR. "É uma fuga de vida ou morte; 30%, 40% dos veículos apreendidos chegam com uma avaria ou outra geralmente do momento da fuga dos órgãos repressores", conta Egídio Davies. “Eu peço pro câmera acompanhar a perseguição do condutor que deixa o carro. O helicóptero me dá a cobertura de onde ele está, eu vou correndo atrás dele. Ele pula fio de cerca elétrica. Eu ia perder de vista imediatamente quando ele entra na lavoura, porque é muito difícil no plano horizontal. Ele passa por dentro da vegetação, e o helicóptero vai me dando todo o percurso dele. Eu simplesmente vou achando o local por onde eu posso passar com a viatura", conta Egídio.


“O contrabandista é preso. No carro batido, 30 caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai. Era Egídio quem estava na caminhonete quase atingida no acesso à rodovia. A perseguição teria acabado ali, mas foi retomada com o apoio de um novo recurso usado pela Receita Federal. O equipamento pesa três toneladas. Voa a três quilômetros de altura. E enxerga a cinco quilômetros de distância.”


Veja aqui a portagem exibida no Fantástico.