Assembleia mobiliza cerca de 130 Analistas-Tributários em BH

Em uma concorrida assembleia realizada nesta quarta-feira, 6 de julho, no prédio do Ministério da Fazenda em Belo Horizonte, cerca de 130 Analistas-Tributários, debateram e deliberaram sobre os rumos da mobilização da categoria. Além de Belo Horizonte, foram realizadas assembleias em várias regiões do estado com o mesmo objetivo, já que desde o início do mês de junho, os Analistas-Tributários de Minas Gerais vêm se organizando para fazer frente aos ataques desferidos contra a categoria pelo sindicato dos auditores através da ADI 4616.

O presidente do Sindireceita-MG, Leonardo Catão, leu manifesto e destacou a necessidade de uma discussão franca e aberta com a administração

Em ação articulada pela direção do Sindireceita/MG com os Delegados Sindicais, já foram encaminhados ofícios a todos os dirigentes locais da RFB para demonstrar a imensa insatisfação da categoria com a situação gerada pela ADI 4616. Durante as várias assembleias locais realizadas no mês de junho, os Analista-Tributários mostraram a sua indignação e exigiram respeito e reconhecimento como servidores que ao longo dos anos vem ajudando a construir a Receita Federal. Em reunião realizada no dia 18 de junho, os Delegados Sindicais e lideranças de todo o estado começaram a traçar as estratégias de reação da categoria. Também foi convocada para o dia 28 de junho, Assembleia Geral Estadual Unificada (AGEU) com indicativos de assembleia estadual permanente e de realização de assembleias semanais. Estes indicativos foram aprovados por cerca de 250 Analistas-Tributários de todo o estado de Minas Gerais. A participação expressiva da categoria nas assembleias demonstrou a força do movimento, com destaque para Belo Horizonte, principal base do estado.

Um dia muito especial

O dia 6 de julho será lembrado como a data da retomada da mobilização dos Analistas-Tributários mineiros. Logo às 8 horas da manhã todos se concentraram em frente ao prédio do Ministério da Fazenda para deliberar sobre as atividades do dia. Após breve discussão, ficou decidido que todos compareceriam à palestra ministrada pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, quando foi solicitado espaço para a manifestação dos Analistas-Tributários. Na ocasião, o presidente do Sindireceita-MG, Leonardo Catão, leu manifesto aprovado pela Comissão de Mobilização de BH e destacou a necessidade de uma discussão franca e aberta com a administração. “Todos nós sabemos que existem problemas graves em relação a nossa carreira. Precisamos encontrar uma solução definitiva para estes problemas e definir com clareza as atribuições e os espaços de atuação de cada uma das categorias de servidores em exercício na RFB”, ressaltou.

Ao final do evento uma comissão de Analistas-Tributários conversou com o subsecretário reafirmando a importância de uma sinalização clara da administração para que sejam restabelecidas as condições mínimas de diálogo no âmbito da Receita Federal do Brasil.

Durante a tarde foi realizada assembleia estadual pela segunda semana consecutiva, contando com a presença do Diretor Jurídico da DEN, João Jacques, que falou sobre as providências jurídicas que estão sendo tomadas em relação à ADI. Os cerca de 130 Analistas-Tributários presentes deliberaram pela continuidade da mobilização.