Governo sinaliza que não terá aumento em 2012

O governo federal, por meio do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, sinalizou nesta quinta-feira (21) que não haverá reajuste salarial para os servidores públicos federais em 2012.

A declaração ocasionou profundo desgaste perante as mais de 25 entidades de servidores públicos presentes na reunião. As entidades acreditavam que, após um longo período de negociação, o governo sinalizaria com uma proposta de política salarial verdadeira.

O secretário Duvanier Paiva afirmou que o governo não tem recursos suficientes e o máximo que poderá fazer é corrigir algumas distorções que ocorrem entre os menores salários do Executivo. O prazo final para encaminhamento de uma proposta de reajuste é até o dia 31 de agosto próximo. Uma nova reunião ficou marcada para o início de agosto.

O governo alegou que um aumento linear de 14,67%, com base no IPCA e no PIB, manteria as distorções e geraria um impacto de R$ 40 bilhões aos cofres públicos. De acordo com o secretário, no segundo mandato do ex-presidente Lula, R$ 38 bilhões foram repassados ao servidor por meio dos aumentos concedidos.