Analista-Tributária capacita estudantes do curso de Ciências Contábeis em São Paulo/SP

Analista-Tributária capacita estudantes do curso de Ciências Contábeis em São Paulo/SP

A Analista-Tributária Gioia Matilde Alba ministrou o curso e avaliou de forma positiva a participação dos 50 estudantes



Estudantes do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino superior UniÍtalo, em São Paulo/SP, concluíram a capacitação “Cidadania Fiscal” no último sábado, dia 24 de setembro. O curso, que reuniu 50 alunos, foi ministrado pela Analista-Tributária Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi, representante da 8ª Região Fiscal – São Paulo e integrante do Programa Nacional de Educação Fiscal da Receita Federal (PNEF). 


A capacitação faz parte de um projeto projeto piloto que está sendo desenvolvido com a UniÍtalo. “Com esta iniciativa, a Receita Federal visa preparar profissionais contábeis, especialmente universitários, para a construção de um modelo diferenciado de atendimento ao contribuinte, mais informativo e humanitário”, explica. 


Além de navegar pelo Portal e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte e receber um treinamento intenso sobre suas funcionalidades, os participantes do curso também tiveram contato com informações e conteúdos sobre noções de cidadania, além de orientações sobre qualidade na prestação de serviços públicos. Ao final do curso, Gioia avaliou de forma positiva a participação dos alunos. “Ao longo dos últimos quatro sábados em que estivemos reunidos, o interesse dos participantes foi excelente. Com envolvimento, responderam muito bem ao plano proposto”, considera ela.


Para o professor Osvaldir Brandão da Silva, coordenador do curso de Ciências Contábeis do UniÍtalo, “a interface entre a Receita Federal e o centro universitário vem de encontro aos diferenciais que buscamos conferir à carreira de nossos graduandos”, disse. “A partir desta capacitação muitas oportunidades serão abertas aos participantes. Para aqueles que já trabalham em escritórios de contabilidade, agora conhecem melhor o e-CAC. Para aqueles que, por exemplo, buscam atuação na área de auditoria, o certificado da Receita Federal será um destaque como curso complementar”, explica ele. (Com informações do Portal UniÍtalo)