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Analista-Tributário fala sobre o reaproveitamento de material apreendido

6 de dezembro de 2011 às 11:59
Jovens aprendem a recondicionar eletrônicos

 

Às vésperas do Dia Nacional de Combate à Pirataria, celebrado dia 03 de dezembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) realizou uma demonstração de como as mercadorias apreendidas podem ser reaproveitadas.

O Analista-Tributário Peter Rochol explica que o objetivo principal é a reciclagem. "Toda a sociedade deseja e cobra da RFB que a destinação de resíduos seja feita de uma forma diferente. Então, seria completamente errado continuar fazendo da forma antiga", observou. "Antigamente, era destruição mesmo. Agora, a tentativa é de utilizar mais os resíduos e não causar dano ambiental”, explicou.


Integrando a programação do 8º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas, os produtos ilegais - que vão desde óculos até receptores clandestinos de TV a cabo -  foram desmontados e destinados à reciclagem ao invés de serem totalmente destruídos. A ação desenvolvida em Porto Alegre, ontem, teve como local o Centro Social Marista, localizado na zona Norte da Capital. A instituição, que atende crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, ensina aos jovens o recondicionamento de aparelhos eletrônicos.


Foram levados 4 toneladas de mercadorias apreendidas ao Cesmar, fruto de operações de combate ao contrabando e descaminho. No último trimestre, conforme o Analista-Tributário, as apreensões atingiram um valor de R$ 5 milhões, mais R$ 3,5 milhões que ainda estão em processo de recondicionamento e devem ser reciclados até o final deste ano.


“Aproveitamos as peças, e não o artefato em si, para construir outras coisas”, explicou o instrutor de robótica do Cesmar, Júnior Meneghetti. Um dos exemplos é uma réplica do jogo Guitar Hero. “A parte de lógica é de um teclado comum, enquanto que a madeira e os botões vêm de uma máquina caça-níquel”, descreveu. De acordo com ele, o recondicionamento de computadores ensina aos jovens atendidos pelo Cesmar uma série de conteúdos. “É uma ferramenta porque o educando está vendo que tem como dar uma sobrevida para aquilo.” (Com informações do Correio do Povo)

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