Documentário “Fronteiras Abertas” é apresentado no CNRE

Documentário “Fronteiras Abertas” é apresentado no CNRE

Conselheiros e delegados sindicais assistiram ao lançamento do documentário "Fronteiras Abertas"


 


O documentário “Fronteiras Abertas – Um Retrato do Abandono da Aduana Brasileira” foi apresentado nesta segunda-feira (5) durante a LIV Reunião do CNRE. Com base no livro do Sindireceita, lançado em dezembro do ano passado, o documentário de 36 minutos mostra unidades da Receita Federal do Brasil fechadas em pontos estratégicos de fronteira e rotas por onde entram facilmente drogas, armas, mercadorias contrabandeadas e produtos piratas que abastecem os grandes centros. 


O documentário retrata a ausência de controle da Receita Federal em pontos alfandegados de norte a sul do Brasil, a precariedade e a falta de infraestrutura e, principalmente, de recursos humanos. O vídeo revela o quanto o afastamento dos Analistas-Tributários de funções, que antes eram desempenhadas nesses setores, prejudica todo o País. O documentário também reforça a relação que existe entre a fragilidade no controle de fronteiras e o crescimento da criminalidade, um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual. 


A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, destaca que o documentário marca um ano do lançamento do livro “Fronteiras Abertas” que mostrou ao País a falta de controle nas fronteiras. “Comemoramos um ano do lançamento do livro e reforçamos o trabalho pioneiro do Sindireceita, que alertou a sociedade para a necessidade de fortalecimento do controle aduaneiro. Este documentário vai apoiar nossas ações junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e a setores representativos da sociedade. O que queremos é a instituição de uma política nacional para a aduana que tenha na Receita Federal e nos Analistas-Tributários pilares de suas ações”, destacou.