Ministro da Justiça recebe documentário “Fronteiras Abertas” produzido pelo Sindireceita

Ministro da Justiça recebe documentário “Fronteiras Abertas” produzido pelo Sindireceita


Os diretores Sérgio de Castro, Moisés Hoyos e o deputado Paulo Pimenta entregaram ao ministro da Justiça José Eduardo Cardoso o livro e o documentário “Fronteiras Abertas”

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, em Brasília/DF, um exemplar do livro e uma cópia do documentário “Fronteiras Abertas – um retrato do abandono da aduana brasileira”. Participaram do encontro o diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, e o diretor da DEN Sérgio de Castro, autores do documentário. A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) que também participou do documentário.


O diretor Sérgio de Castro fez um relato do trabalho realizado e ressaltou que o livro e o documentário tem por objetivo fomentar o debate sobre a necessidade no País de uma política nacional de atenção a faixa de fronteiras. O diretor Moisés Hoyos acrescentou que os Analistas-Tributários estão à disposição para colaborar com os esforços do governo e tem todo interesse em que o Plano Estratégico de Fronteiras atinja os objetivos propostos pelo Executivo.






Os diretores da DEN destacaram os objetivos dos projetos do Sindireceita e ressaltaram ao ministro da Justiça a disposição da categoria em colaborar com o Plano Estratégico de Fronteiras

 

 


Apresentação


 


O documentário “Fronteiras Abertas – Um Retrato do Abandono da Aduana Brasileira” foi apresentado nesta segunda-feira (5) durante a LIV Reunião do CNRE. Com base no livro do Sindireceita, lançado em dezembro do ano passado, o documentário de 36 minutos mostra unidades da Receita Federal do Brasil fechadas em pontos estratégicos de fronteira e rotas por onde entram facilmente drogas, armas, mercadorias contrabandeadas e produtos piratas que abastecem os grandes centros.


 


O documentário retrata a ausência de controle da Receita Federal em pontos alfandegados de norte a sul do Brasil, a precariedade e a falta de infraestrutura e, principalmente, de recursos humanos. O vídeo revela o quanto o afastamento dos Analistas-Tributários de funções, que antes eram desempenhadas nesses setores, prejudica todo o País. O documentário também reforça a relação que existe entre a fragilidade no controle de fronteiras e o crescimento da criminalidade, um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual.