Ícone Sindireceita

Analista-Tributário explica o funcionamento de ferramenta online que auxilia contribuinte a retificar declaração do IR

8 de dezembro de 2011 às 13:22
                                                                          Agnaldo Sartorelle afirma que retificação tira o contribuinte da malha fina
Desde 2009 o contribuinte conta com uma ferramenta que o auxilia a descobrir se há pendência na declaração do Imposto de Renda. O sistema de autor regularização disponibilizado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) foi o grande responsável pela queda no número de declarações retidas pela malha fina, em todo o Brasil, passando de 700 mil em 2010 para 569 mil este ano. O chefe da agência da Receita Federal de Paranavaí, o Analista-Tributário, Agnaldo Sartorelle, explica que a retificação de dados evita que as declarações fiquem retidas. “Quem recebe a intimação perde a espontaneidade e não pode fazer a retificação para sair da malha. A multa é alta, podendo chegar a 75% sobre o valor do imposto”.

Sartorelle indica o passo a passo para os contribuintes verificarem se existe algum problema na declaração do IR. É preciso acessar o site da Receita Federal, passar o mouse sobre o ícone “Cidadão” e clicar na opção “IRPF – Extrato e Restituição”. Depois, é preciso escolher “Extrato Completo do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física”, clicar na opção “Gere seu código de acesso” e fornecer as informações solicitadas. Será possível identificar eventuais erros e corrigi-los.

De acordo com o chefe da Receita Federal em Paranavaí, muitas pessoas desconhecem o sistema de autor regularização e acabam retidas na malha fina por causa de problemas que seriam facilmente resolvidos com a utilização dessa ferramenta online. “Fazendo a retificação, o contribuinte sai automaticamente da malha fina”, diz Sartorelle. (Com informações do Diário do Noroeste e da TV Paranavaí)

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas