Servidores públicos discutem campanha salarial unificada para 2012

 


Entidades representativas dos servidores definem estratégias para a campanha salarial deste ano


O diretor de Assuntos Parlamentares, Hélio Bernades, participou nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, de reunião conjunta das entidades representativas dos servidores públicos federais. A reunião foi realizada na sede da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), em Brasília, e contou com a presença de mais de 15 entidades nacionais e cerca de 10 estaduais.


A campanha salarial dos servidores públicos de 2012 foi a pauta principal do encontro. Os representantes sindicais traçaram estratégias para enfrentar os obstáculos, já que o governo federal sinaliza que não haverá reajustes salariais este ano, em virtude da crise econômica internacional. O orçamento para 2012 também foi aprovado sem a previsão de aumentos para o conjunto de servidores.


Na reunião ficou definido que o movimento unificado de política salarial será lançado no mês de fevereiro. Os servidores esperam a retomada da mesa de negociação com o governo e aguardam a apresentação de uma proposta concreta até, no máximo, o final do mês de março.


As entidades discutiram ainda questões de consenso entre os servidores e as principais reivindicações das categorias. Entre elas, foram destacados os cinco “eixos macros” que englobam: a data-base; a política salarial permanente; a retirada de projetos que tramitam no Congresso Nacional e prejudicam os servidores; a paridade entre ativos e aposentados; e o cumprimento de protocolos e acordos firmados com o governo.