Analista-Tributária coordena campanha Cidadão Legal

Analista-Tributária coordena campanha Cidadão Legal


A Analista-Tributária Patricia Gomes de Oliveira é coordenadora da campanha Cidadão Legal, desenvolvida pela ACIFI e pela Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Foz do Iguaçu.


O projeto que visa conscientizar sobre as atitudes de cidadania que possam transformar a sociedade iguaçuense é uma ação inédita e vem atraindo a atenção de autoridades de outras cidades brasileiras que também pretendem desenvolvê-la.


No período de maio a dezembro de 2011 a campanha recebeu 988 crianças.


Implantada no dia 5 de maio do ano passado, a campanha Cidadão Legal tem como objeto mobilizar todos os setores da sociedade de Foz do Iguaçu, para encararem a ilegalidade (notadamente o contrabando, descaminho e a pirataria) como problema que precisa ser combatido e cujas consequências são desastrosas pois causam o desemprego, aumenta a violência, prejudica o meio ambiente e coloca em risco a saúde da população. É uma forma de evitar que jovens abandonem os estudos para trabalhar como "laranjas", o que acaba sendo uma porta aberta para atividades ilícitas e se reflete nas estatísticas criminais.


O projeto destaca oito atitudes de um cidadão legal: ter consciência de seus direitos e deveres; ter postura ativa diante dos problemas a sociedade; contribuir com a arrecadação dos recursos públicos e fiscalizar sua aplicação; ser solidário e ajudar a combater a miséria; preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa; não admitir a exploração do ser humano; respeitar a diversidade cultural e social; e ser honesto e combater o ilícito e a corrupção.


 


Teatro de Fantoches


 


Um dos pilares desse projeto é um trabalho lúdico desenvolvido com crianças de escolas e entidades assistenciais da cidade. Por meio do teatro de fantoches, cuja peça “O Segredo de Cidadania” é realizada por servidores da Receita Federal, exemplos de cidadania que foram repassados para menores de crianças de dois a dezesseis anos de idade, de sete colégios estaduais, um colégio particular e duas escolas municipais, além da APAE, Casa Maria Porta do Céu, Centro Profissionalizante Raiane da Silva Soares, Casa Ofício e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.


De acordo com a coordenadora do projeto, a Analista-Tributária Patrícia Gomes de Oliveira, as crianças conseguem apreender a mensagem repassada de maneira divertida, sobre os problemas causados pelo contrabando e descaminho, tais como o desemprego, evasão escolar, prejuízos à saúde (através da venda de produtos que vão desde agrotóxicos a remédios proibidos no país, dentre outros objetos como óculos com lentes plásticas que lesam a visão, brinquedos que não observam normas técnicas seguras para crianças, dentre outros exemplos), e a abertura para iniciativas criminosas, como o tráfico de drogas e de armas.


 


Palestras


 


Para o público adolescente e adulto, a abordagem da campanha Cidadão Legal é feita por meio de palestras que revelam dados sobre os "Os Malefícios do Contrabando e do Descaminho".


A palestra recheada de fotografias que retratam a realidade das atividades ilegais foi ministrada no ano passado para vinte alunos da UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina - e para 37 alunos da cidade de Chapecó (SC), que visitaram a Delegacia da Receita Federal de Foz. A palestra também foi oferecida para cem estudantes do Colégio Ativa, na cidade de São Miguel do Iguaçu.


O tráfico de animais e as péssimas condições a que são submetidos os bichos retirados da natureza servem como alerta para que o cidadão comum não compactue com a atividade criminosa.


A Campanha Cidadão Legal conta com um site onde é possível conferir as oito atitudes que um cidadão legal deve adotar. Para conhecer, basta acessar: www.cidadaolegalfoz.com.br. As apresentações serão retomadas no próximo ano, com ampliação das ações da campanha.


Escolas ou instituições interessadas poderão agendar as palestras ou apresentações do teatro de fantoches ao longo de 2012. Para tanto, deverão procurar a Delegacia da Receita Federal, ou buscar informações pelo telefone: (45) 3520 4305. (Com Informações do Cidade Legal Foz)