Bloco “Pirata: tô fora!” invade o carnaval de Recife e Olinda

Bloco “Pirata: tô fora!” invade o carnaval de Recife e Olinda

Para celebrar a originalidade e a riqueza cultural do carnaval pernambucano em Olinda e Recife, o bloco carnavalesco “Pirata: tô fora! Só uso original” vai invadir o Recife Antigo e o Galo da Madrugada. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ), o bloco levará, de forma irreverente, a mensagem “Viva a Originalidade” para a festa mais famosa, tradicional e reconhecida no mundo inteiro pelo seu caráter multicultural.


As ações integram a campanha nacional de conscientização “Pirata: tô fora! Só uso original”, promovida pelo Sindireceita, e tem por objetivo chamar a atenção da população para os riscos e prejuízos que a pirataria gera ao País. A iniciativa visa mostrar também que ideias originais, quando protegidas e valorizadas, trazem benefícios a todos.



Durante o carnaval, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que são os servidores que atuam na linha de frente no combate a pirataria no País, e promotores da campanha percorrerão as ruas de Olinda e Recife, camarotes e pontos de concentração de foliões distribuindo mensagens chamando a atenção para a necessidade de valorização dos produtos, ideias e atitudes originais, que representam o esforço antipirataria.


O Bloco "Pirata: tô fora!" sairá na quinta-feira, dia 16 de fevereiro. A concentração começa às 17h, na praça Arsenal de Marinha, nº 35, esquina com rua do Bom Jesus, Recife Antigo. No sábado, dia 18 de fevereiro, o Bloco vai integrar o desfile do Galo da Madrugada, com um trio elétrico na posição 19, que percorrerá o roteiro oficial do Galo, com saída da avenida Dantas Barreto.


A presidenta do Sindireceita, Sílvia Helena de Alencar Felismino, destaca que com a campanha “Pirata: tô fora!” o objetivo é reforçar na sociedade a necessidade de valorização da cultura do País. Ela acrescenta que o carnaval de Pernambuco foi escolhido para divulgação da campanha por ser uma festa reconhecida internacionalmente por sua originalidade e caráter multicultural e que reúne o frevo, o maracatu e diversas manifestações culturais. “O que queremos é justamente mostrar que ao valorizarmos a originalidade do artista brasileiro todo o País ganha. Por isso, mais uma vez, voltamos a Recife e Olinda com a campanha contra a pirataria”, explica.


Neste ano, além das ações nas ruas do Recife e Olinda, a campanha “Pirata: tô fora!” também vai mobilizar os foliões nas redes sociais. A iniciativa visa estimular o folião a “curtir” a originalidade do Carnaval Pernambucano em sua rede social. A ideia é reforçar a necessidade de valorização das ações e atitudes originais, além de promover a reflexão sobre um tema pouco debatido atualmente: a pirataria moderna e a sua relação com a WEB 2.0 e as redes sociais. Hoje, os jovens passam boa parte do tempo conectados à internet interagindo nas redes sociais e, principalmente, trocando informações e compartilhando arquivos de músicas e vídeos. “Assim, é preciso dialogar com esse público, ampliar o debate e chamá-lo a participar desta discussão, para que a sociedade possa ser esclarecida e para que o País avance de forma efetiva no combate à pirataria”, disse.


Acompanhe todas as ações facebook.com/vivaoriginalidade.