Analista-Tributário fala sobre Imposto de Renda ao Bom Dia Paraná

 


O Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol

O Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol concedeu entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, transmitido pela RPC TV, afiliada da Rede Globo.


Na oportunidade o servidor falou sobre Imposto de Renda e informou que a partir deste ano várias mudanças foram implementadas, como a liberação do programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, que poderá ser baixado antes do início do período de entrega das informações para evitar congestionamentos no site. O aplicativo, por meio do qual os contribuintes informam os rendimentos e as deduções, estará disponível para ser baixado a partir do dia 24 de fevereiro, seis dias antes do início do prazo de envio que será do dia 1º de março até 30 de abril. “Agora é hora de reunir os documentos. As instituições bancárias devem encaminhar para o endereço do contribuinte os comprovantes de rendimentos que servem de base para preencher a declaração”, explicou.


Marcos Luchiancenkol destacou ainda mais uma novidade: a Receita Federal permitirá que as doações de pessoas físicas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente feitas entre 1º de janeiro e 30 de abril sejam deduzidas na declaração do ano corrente. O limite de dedução é 3% do imposto devido.


O Analista-Tributário lembrou ainda que a entrega da declaração é obrigatória para pessoas físicas com rendimentos maiores que R$ 23.499,15 no ano de 2011, e alertou que o não cumprimento das datas especificadas implicará em uma multa que tem o valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.