Analista-tributário fala sobre o IRPF 2012 em entrevista a rádio Cultura FM – 107,9
O Analisa-Tributário da Receita Federal do Brasil Francisco Pinto de Souza concedeu entrevista ontem (19) ao programa A Voz do Povo, da rádio Cultura FM (107,9) de Porto Velho/RO. O Analista falou sobre as regras da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2012 e tirou dúvidas dos ouvintes. A entrevista também foi retransmitida pela rádio Antena FM 98,3 de Alvorada do Oeste (RO).
Francisco Pinto lembrou que o prazo para a entrega da declaração do IRPF 2012, ano base 2011, termina no próximo dia 30 de abril e que ainda faltam, em todo o país, milhões de declarações para serem entregues. O Analista-Tributário esclareceu que estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15, rendimentos isentos e não tributáveis ou de tributação exclusiva na fonte, em montante superior a R$ 40 mil, ou ainda, quem teve patrimônio em 31 de dezembro de 2011 superior a 300 mil.
O Analista-Tributário alertou que os contribuintes devem ficar atentos na hora do preenchimento da declaração, pois as maiores causas de retenção da declaração em malha estão relacionadas a omissão de rendimentos do próprio contribuinte ou de seus dependentes e o abatimento de despesas médicas e de plano de saúde de maneira indevida. As despesas de pensão alimentícia também estão entre as maiores incidências de malha fiscal.
Francisco Pinto esclareceu ainda que o abatimento da compra de remédios só pode ser realizado durante o período em que o contribuinte ficou internado e deve constar na relação da conta do hospital.