Entidades convocam novo dia nacional de lutas com paralisação para 17 deste mês

Entidades convocam novo dia nacional de lutas com paralisação para 17 deste mês

Em reunião realizada nesta  última quarta-feira, dia 02 de maio, representantes das 31 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 aprovaram um novo calendário de atividades para reforçar a luta pelo atendimento das demandas mais urgentes dos servidores federais. Após avaliação positiva da grande adesão alcançada no último dia 25 com a paralisação de atividades e manifestação de servidores em todo o Brasil, as entidades convocam a categoria para um novo dia de lutas com paralisação no dia 17 deste mês. A expectativa é ampliar a mobilização em defesa dos servidores e serviços públicos preparando os trabalhadores para uma grande greve caso o governo não responda as reivindicações apresentadas pela categoria. O que se espera é que o governo apresente retorno sobre a pauta de reivindicações até o dia 30 de maio. No dia 5 de junho as entidades organizam mais uma grande marcha a Brasília com objetivo de garantir avanços nos processos de negociação em curso no Ministério do Planejamento.


Também no dia 5 de junho haverá uma grande plenária que reunirá representantes de toda a base do conjunto das entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012. Uma estrutura deve ser montada na Esplanada dos Ministérios para receber os servidores de todo o Brasil que deverão votar um indicativo de greve apontado para o dia 11 de junho. Todas as movimentações levarão em conta o andamento dos processos de negociação e retorno do governo à pauta de reivindicação dos trabalhadores.


Para as entidades nacionais, o processo de mobilização dos servidores está crescendo e a tendência é de que o movimento do dia 17 de maio seja ainda maior do que o realizado no dia 25 de abril. A expectativa é de que a mobilização se fortaleça preparando todos os trabalhadores do setor público para uma grande greve geral caso seja necessário. O foco é buscar o atendimento das demandas mais urgentes que incluem reajuste nos benefícios, como auxílio-alimentação, política salarial permanente com reposição inflacionária e correção de distorções, entre outras reivindicações já apresentadas formalmente ao governo e que vem sendo negociadas, ainda sem avanços significativos, junto ao Planejamento. É justamente para garantir os necessários avanços nas negociações que a mobilização e a unidade dos servidores são cada vez mais importantes e fundamentais para alcançar os resultados e melhorias de que o setor público tanto necessita. (Com informações da Condsef)