Sindireceita participa da 1ª Consocial em Brasília/DF

 



1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social reúne mais de 1.500 participantes


 


Mais de 1.500 participantes vindos de todo o Brasil estão hoje, dia 18 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). O objetivo principal do evento é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.


O Sindireceita, representado por seus diretores e delegados sindicais, participa do evento que irá até o dia 20 de maio (domingo). A atuação da entidade e da categoria que, há 20 anos, luta contra o corporativismo exacerbado e a transparência da Receita Federal do Brasil, foi transformada em pauta de discussão para a 1ª Consocial por meio da proposta  de criação do Conselho de Política e Administração Tributária (CONPAT), aprovado de forma unânime na Conferência Livre sobre Controle Social da Gestão Tributária, realizada em Salvador/BA, no dia 31 de abril de 2012.



Com o objetivo de divulgar a proposta do CONPAT o Sindireceita montou um estande no evento onde serão distribuídas cartilhas, folders, dvd’s, livros e demais informações, para marcar a presença do sindicato no evento. Uma equipe de diretores se revezará durante os três dias de realização da Consocial para atender a todos aqueles que se dirigirem ao estande da entidade.

Nesse primeiro dia, participaram do evento os diretores de Defesa Profissional, Odair Ambrósio, de Assuntos Técnicos, Alcione de Souza Policarpo, e de Comunicação, Kátia Rosana Nobre Silva. A delegada sindical do Sindireceita em Salvador/BA, Gleciara de Aguiar Ramos, também participou juntamente com representantes do Fórum Bahia Transparente.


Abertura


O ministro chefe da CGU Jorge Hage em seu pronunciamento para abertura do evento 330x220




O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, em seu pronunciamento para abertura do evento


 



O ministro lembrou o processo conferencial onde foram elaboradas 20,5 mil propostas que, depois de sistematizadas e categorizadas, vão culminar no Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.



Vera Masagão, Diretora-Executiva da Associação Brasileira das Organizações não Governamentais (ABONG), que representa as entidades da sociedade civil integrantes da Comissão Organizadora Nacional da Consocial (CON), falou sobre a urgência da Conferência que teve iniciativa popular. “Vamos nos engajar no processo pós-conferência e implementar a Lei de Acesso à Informação. A demanda por governos mais íntegros vai além do discurso das ONGs, é um clamor da sociedade”, disse.


O vice-presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), José Furian Filho, também participou da abertura e fez o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo com a logomarca da 1ª Consocial.


Veja aqui a programação da etapa nacional da 1ª Consocial



IMG 1871IMG 1872IMG 1875IMG 1878IMG 1880IMG 1882IMG 1891IMG 1893IMG 1894IMG 1900IMG 1902IMG 1907IMG 1924IMG 1937IMG 1939IMG 1945IMG 1947IMG 1955IMG 1965O ministro chefe da CGU Jorge Hage em seu pronunciamento para abertura do evento