Consórcio ABC promove curso de educação fiscal com a participação de Analista-Tributária


O "2º Ciclo de Educação Fiscal para Conselheiros de Políticas Públicas", iniciado no mês de maio, contou com a participação de mais de 75 profissionais das diferentes cidades da região e seguirá com programações até setembro. O evento é promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em parceria com o Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe/SP), que foi representado pela Analista-Tributária Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi.


A iniciativa tem por objetivo oportunizar o acesso a conhecimentos sobre a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado, capacitando para participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público. Os participantes estarão debatendo temas como Estrutura e papel dos conselhos de políticas públicas, Sistema Tributário Nacional; Licitações; Orçamento Público; Finanças Públicas, entre outros.


Na mesa de abertura do encontro estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação Criança e coordenador do GT Criança Prioridade 1 do Consórcio, Ariel de Castro Alves; o representante da Controladoria Geral da União, Márcio Sobral; da Secretaria Estadual da Fazenda, Silvio Mendonça; da Regional da Receita Federal, Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi; e do GT Assistência Social, Márcia Leal.


O Gefe/SP é composto pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, Secretaria de Educação, Receita Federal do Brasil, ESAF - Escola de Administração Fazendária e CGU - Controladoria Geral da União. 


Os próximos encontros acontecerão nos dias 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto e 02 de setembro; também na sede do Consórcio, Avenida Ramiro Colleoni, 5, centro, Santo André.


 


Confira a programação: