Assembleia Legislativa do Ceará homenageia Sindireceita em Sessão Solene

Da esquerda para direita, está o delegado sindical de Fortaleza/CE, Evandro Reis, a presidenta Sílvia Felismino, o deputado Sérgio Aguiar (PSB), que presidiu a sessão, o diretor de Estudos Técnicos, Alcione Policarpo, e o diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta segunda-feira, dia 18 de junho, Sessão Solene em homenagem os 20 anos de fundação do Sindireceita. A realização da Sessão Solene foi uma iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PC do B), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, e reuniu diretores do Sindireceita, Analistas-Tributários ativos, aposentados e pensionistas, além de autoridades e parlamentares do estado. Na oportunidade, além da homenagem ao Sindireceita foram apresentadas e discutidas propostas como a criação do Conselho de Politica e Administração Tributaria (CONPAT), o projeto “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da aduana brasileira” e a campanha “Pirata: tô fora! Só uso original”.

Diretores do Sindireceita e Analistas-Tributários

O Sindireceita foi homenageado pelos 20 anos de criação, mas também pelo seu espírito aguerrido na defesa da categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, afirmando-se, nesse período, como Sindicato Cidadão ao chamar a sociedade para a discussão primordial da defesa das fronteiras brasileiras, para o combate à pirataria, nas ações efetivas do projeto de Educação Fiscal e na transparência e participação da sociedade organizada no “Controle Social da Administração Tributária” como um todo. “Nossa entidade sindical foi muito mais que combativa e defensora dos Analistas-Tributários nesses últimos anos. Marcamos nossa história ao participar ativamente de debates de relevância nacional como a necessidade de modernização da administração tributária brasileira. Fomos pioneiros ao propor discussões como a criação de um código de relação fisco- contribuinte. Alertamos também o País para a necessidade de ampliação de ações de combate à pirataria e mostramos a sociedade o quanto é importante o fortalecimento da fiscalização de nossas fronteiras”, destacou o delegado sindical de Fortaleza/CE, Evandro Reis.

A presidenta do Sindireceita destacou a importância da parceria com o Poder Legislativo nas conquistas da categoria

Para a presidenta do Sindireceita, Sílvia Helena Felismino, o Sindireceita foi, nesses 20 anos, muito mais do que uma entidade sindical, não se limitando a defesa dos justos interesses da corporação que representa. “Em muitas ocasiões fomos chamados a contribuir em debates de grande relevância ao País. Contamos, nesses momentos, com o imprescindível apoio e compreensão de inúmeros deputados e deputadas por todo o País. Essa parceria foi fundamental para que propostas construídas por Analistas-Tributários pudessem ser discutidas e apreciadas no Congresso Nacional e em outros fóruns qualificados. Os Analistas-Tributários sempre foram acolhidos pelo poder Legislativo e, em muitos momentos, fez ecoar para sociedade as propostas e projetos da categoria. Nossa maturidade como entidade sindical foi forjada no convívio com o Poder Legislativo. Portanto, nos honra ainda mais ver a história do Sindireceita ser lembrada nesta Sessão Solene”, afirmou.

A presidenta do Sindireceita recebe a placa comemorativa em homenagem aos 20 anos do deputado Sérgio Aguiar e da Analista-Tributária Lina Morais