Sindireceita promove 2ª Plenária Aduaneira com o tema “Que Aduana o Brasil Precisa?”

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) e o Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita promovem, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Brasília, no Kubitschek Plaza (Setor Hoteleiro Norte, quadra 02, bloco E), a 2ª Plenária Aduaneira com o tema “Que Aduana o Brasil Precisa?”. A plenária é destinada exclusivamente a Analistas-Tributários lotados na Área Aduaneira. Os grupos serão divididos em quatro áreas temáticas: Portos, Aeroportos, Fronteira Seca e Zona Secundária/Porto Seco/Colis Postaux.

Os interessados devem encaminhar sua ficha inscrição preenchida até o dia 6 de novembro. A Comissão Organizadora definirá os participantes no dia 7 de novembro. Os interessados em encaminhar propostas, mesmo que não sejam selecionados para participar da Plenária, devem enviar, até o dia 19 de novembro, suas sugestões de teses para serem discutidas na Plenária. As teses deverão ser enviadas para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serão selecionados 20 Analistas-Tributários oriundos de todas as regiões fiscais. Os debates também vão contar com a presença de cinco convidados, ligados a setores do governo e iniciativa privada com amplo conhecimento da área aduaneira. Durante os três dias serão discutidos temas como a proposta de separação da Aduana da Receita Federal do Brasil, atribuições dos Analistas-Tributários na área aduaneira, modernização da aduana, mudanças no regulamento aduaneiro, lotação, adicional de fronteiras, definição do porte de arma institucional, Plano Estratégico de Fronteiras entre outros temas.