Empresas em Poços de Caldas foram notificadas por pendências com o Simples Nacional
O Analista-Tributário explica as empresas tem um prazo de 30 dias para regularizar a situação
“Cerca de 400 empresas em Poços de Caldas e região foram notificadas pela Receita Federal por pendências com o Sistema Simples Nacional”, afirma o Analista-Tributário Edgar Mollo Filho, em entrevista concedida à TV educativa de Poços da Caldas, do canal 22 UHF, e também canal 14 TV a cabo NET, retransmissora da Rede Minas de Belo Horizonte e TV Cultura de São Paulo.
A reportagem explica que o Sistema Simples Nacional atende a maioria dos logistas e empresários do país e facilitando a vida de empreendedores, oferecendo impostos reduzidos em uma única guia, mas que mesmo assim, muitos empresários acumulam dividas que devem ser renegociadas para que eles não saiam do Sistema. “Na nossa região, são em torno de 400 empresas que foram notificadas de que possuem débitos previdenciários ou do Simples Nacional e essa situação devedora fará com que eles sejam excluídos a partir de janeiro de 2013. Eles receberam a cobrança agora e terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação e, se não fizerem, estarão fora do Simples Nacional”, destaca o servidor da RFB.
Segundo explicações trazidas na reportagem, qualquer negociante pode acessar os dados pelo site ou informar o contador. “Todos os contadores estão sabendo disso, inclusive, quarta-feira passada, nós tivemos um encontro com eles falando sobre esse assunto, mas o próprio contribuinte se eventualmente ele não tiver essa situação e tiver alguma dificuldade, poderá entrar no site da Receita Federal e buscar orientações que vão permitir o acesso a essas pendências. Tem um passo a passo bastante explicativo de como fazer o parcelamento, de como regularizar a situação, mas caso ele não consiga fazer isso ele pode nós procurar que nós o orientaremos”, disse o Analista-Tributário.