Analista-Tributário participa de projeto do Curso de Ciências Contábeis do CPAN finalista ao “Prêmio Nacional de Educação Fiscal”

Analista-Tributário participa de projeto do Curso de Ciências Contábeis do CPAN finalista ao “Prêmio Nacional de Educação Fiscal”

O Curso de Ciências Contábeis do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS) é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O Curso concorre ao Prêmio com o projeto de extensão “Educação Fiscal e Integração Social: uma parceria para o desenvolvimento regional e socioambiental integrado” que conta com professores, alunos e tem a participação da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Corumbá/MS, que é representada no projeto pelo Analista-Tributário Carlos Alberto Wassouf.


A coordenação do Projeto destaca que a indicação ao Prêmio Nacional é fruto do trabalho unificado de todos os membros da equipe e representa uma grande conquista para o Curso de Ciências Contábeis, para o Campus do Pantanal e para toda a UFMS. O Projeto de Extensão: “Educação Fiscal e Integração Social” foi iniciado em 2011e tem como objetivo levar iniciativas de Educação Fiscal a toda população das cidades de Corumbá e Ladário/MS.


Em sua primeira fase o projeto focou os alunos das escolas públicas e particulares das duas cidades, desenvolvendo palestras nas escolas e um concurso de desenho e redação que premiou os 5 melhores desenhos e as 5 melhores redações de cada cidade, totalizando 20 prêmios distribuídos, entre eles: vídeo games, máquinas fotográficas, celulares, entre outros eletrônicos, material esse distribuído com a parceria da Inspetoria da RFB.


Ainda estão previstos trabalhos com empresários em forma de palestras e mesas de discussões sobre o tema. A iniciativa continua nas escolas, por meio de concursos que visem incentivar a reflexão sobre o tema. No desenvolvimento do trabalho nas escolas, os pesquisadores envolvidos apresentaram por meio de recursos audiovisuais, utilizando vídeos que fazem parte do Programa de Educação Fiscal da RFB. Após as apresentações, foi realizada uma palestra de 15 minutos no intuito de esclarecer o que é Educação Fiscal, a importância de exercer a cidadania e esclarecimentos sobre o papel do tributo na sociedade. No final, os alunos dialogaram com os palestrantes e tiraram dúvidas. Durante os meses 08 e 09 de 2011 os pesquisadores visitaram as escolas das 2 cidades, contemplando 35.068 alunos.


Prêmio


Concorrem ao prêmio de melhor projeto de Educação Fiscal no País projetos em execução nos estados do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.


A iniciativa inédita da FEBRAFITE, em parceria com a Escola de Administração Fazendária ESAF e o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF recebeu 218 projetos inscritos de 21 estados. A Comissão Julgadora é composta por represente da FEBRAFITE, da ESAF e PNEF, do Ministério de Educação, do Ministério Público/Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, da Câmara e Senado Federal, do Conselho Federal da OAB e do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – ENCAT.


Os grandes vencedores serão revelados na solenidade que acontecerá no dia 20 de novembro, no auditório do Conselho Federal da OAB, SAUS Quadra 5 Lote 1 Bloco M, em Brasília-DF, com a presença dos representantes das dez iniciativas finalistas, dos programas de Educação Fiscal desenvolvido em todo o País, das empresas apoiadoras, autoridades e servidores do Fisco nos três âmbitos federativos. Na ocasião, haverá show da Orquestra Meninos do Itapoã.