Documentário Fronteiras Abertas ultrapassa as 10 mil exibições


O documentário “Fronteiras Abertas – um retrato do abandono da aduana brasileira” ultrapassou as 10 mil exibições. O vídeo foi lançado em abril do ano passado e integra as ações do Sindireceita que visam ampliar o debate sobre a necessidade de se instituir no País uma política nacional para aduana, bem como, valorizar o trabalho do Analista-Tributário que atua na fiscalização, vigilância e repressão nas unidades de fronteira, portos, aeroportos e zona secundária.


 


O documentário “Fronteiras Abertas – Um Retrato do Abandono da Aduana Brasileira” foi produzido com base no livro do Sindireceita, lançado em dezembro de 2010. O vídeo de 36 minutos mostra unidades da Receita Federal do Brasil fechadas em pontos estratégicos de fronteira e rotas por onde entram facilmente drogas, armas, mercadorias contrabandeadas e produtos piratas que abastecem os grandes centros. A produção também retrata a ausência de controle da Receita Federal em pontos alfandegados de norte a sul do Brasil, a precariedade e a falta de infraestrutura e, principalmente, de recursos humanos. O vídeo revela o quanto o afastamento dos Analistas-Tributários de funções, que antes eram desempenhadas nesses setores, prejudica todo o País e reforça a relação que existe entre a fragilidade no controle de fronteiras e o crescimento da criminalidade, um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atual. O objetivo do Sindireceita também foi mostrar a precariedade das condições de trabalho dos servidores e pedir a contratação de mais Analistas-Tributários para os postos de fronteira, em número suficiente para que fiquem abertos 24 horas por dia, todos os dias do ano.






O diretor Sérgio de Castro grava depoimento para o documentário "Fronteiras Abertas" produzido e lançado em 2012 pelo Sindireceita


 


O projeto foi amplamente divulgado pela mídia em todo o País. Desde o lançamento, diretores do Sindireceita e delegados sindicais atenderam a solicitação de entrevista e puderam destacar a importância da definição das atribuições dos servidores em lei, além da necessidade de contratação de mais Analistas-Tributários e de investimentos em infraestrutura e equipamentos para a Aduana.


O documentário “Fronteiras Abertas” pode ser assistido na TV Sindireceita no youtube e compartilhado nas redes sociais. Os interessados também podem requisitar cópias do documentário que é disponibilizado pelo Sindireceita sem nenhum custo pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Acompanhe as ações do projeto: http://sindireceita.org.br/fronteirasabertas/ e www.facebook.com/fronteirasabertas