Eleitos os presidentes das Comissões da Câmara e do Senado

Eleitos os presidentes das Comissões da Câmara e do Senado

Foram eleitos os parlamentares que irão presidir as 21 comissões permanentes da Câmara dos Deputados nesta 3ª sessão legislativa (2013) da 54ª legislatura, bem como os 11 parlamentares eleitos para presidir as comissões permanentes do Senado Federal no biênio 2013-2014.


As eleições para a escolha dos presidentes das comissões permanentes do Senado Federal tiveram início nesta última terça-feira (26). O primeiro presidente eleito foi o senador Lindbegh Farias (PT/RJ), que comandará a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O senador Fernando Collor voltou à presidência da Comissão de Infraestrutura (CI), comissão estratégia, uma vez que é a responsável pela fiscalização das obras do Executivo, sobretudo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e pela sabatina de dirigentes de agências reguladoras voltadas à infraestrutura.


Nesta última quarta-feira (27), tiveram continuidade as eleições para a escolha dos presidentes das comissões no Senado e da escolha dos partidos que irão presidir as comissões na Câmara dos Deputados. A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado elegeu o senador Vital do Rêgo (PMDB/PB) como presidente. O senador ganhou força ao presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a relação de agentes públicos com o contraventor Carlinhos Cachoeira. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) elegeu o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES). O senador Blairo Maggi (PR/MT) foi escolhido para presidir, pelos próximos dois anos, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A Comissão de Educação, Cultura e Esporte elegeu o senador Cyro Miranda (PSDB/GO), que terá papel de destaque, já que a comissão terá grande notoriedade por conta da Copa das Confederações neste ano e da Copa do Mundo em 2014. O senador Waldemir Moka (PMDB/MS) foi eleito na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Já a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) escolheu o senador Benedito de Lira (PP/AL) como presidente.


Na Câmara dos Deputados, os líderes partidários definiram quais comissões cada partido presidirá. A decisão só começou após o desmembramento da Comissão de Educação e Cultura (CEC), onde passará a ter uma Comissão de Educação e outra de Cultura. O PT, por ser a maior bancada, terá direito a presidir 3 comissões (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional). Em seguida, o PMDB, por ser a segunda maior bancada, também terá direito a 3 comissões (Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Educação, Comissão de Desenvolvimento Urbano). O PSDB presidirá 2 comissões (Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado); o PSD terá, pela primeira vez, direito de presidir 2 comissões (Trabalho, de Administração e Serviço Público e Defesa do Consumidor); PP terá 2 comissões (Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional e Minas e Energia); o PR terá 2 comissões (Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Legislação Participativa); e os seguintes partidos terão direito a 1 comissão cada: PDT (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), PSC (Direitos Humanos e Minorias), PTB (Fiscalização Financeira e Controle), Bloco PV/PPS (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), DEM (Viação e Transportes), PSB (Turismo e Desporto) e PCdoB (Cultura). (Com informações do Diap).


 


Veja aqui a relação completa dos parlamentares eleitos.