Analista-Tributária diz que Caçador/SC recebe menos de 20% das declarações previstas

Encerra no dia 30 de abril o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2013. Em Caçador/SC, até semana passada, a Receita Federal recebeu 1.620 declarações, apenas 18,5% do número esperado que é de 8.737.

De acordo com a chefe da agência da Receita Federal do Brasil em Caçador, a Analista-Tributária Larissa Fabiani, caso a declaração não seja feita dentro do prazo, o contribuinte pode ter vários problemas, como o cancelamento do CPF (Cadastro da Pessoa Física).

Segundo a Analista-Tributária, o contribuinte pode fazer todo o procedimento da declaração de renda sem sair de casa, tudo via internet por meio do portal da Receita Federal. Ela comenta que é importante as pessoas fazerem a declaração quanto antes e não deixar para a última hora, pois pode congestionar o sistema.

Neste ano a Receita Federal lançou uma ferramenta a mais para declarações que é o m-RPF, que possibilita a entrega através de tabletes ou smartphones. Mas isso só é possível com aparelhos que possuam o sistema operacional IOS e Android. Essa instrução normativa foi lançada no último dia 28 de março. “Isso vem para ajudar e facilitar para os contribuintes devido à praticidade de entregar as declarações de qualquer lugar”, explicou a Analista-Tributária.

As pessoas que não entregarem a declaração do IR dentro do prazo poderão pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74, valor este que pode variar. Devem fazer a declaração do imposto de renda pessoas que tem renda anual de até R$ 24.556,65. (Com informações do site Caçador Online).