Sindireceita se reúne com o superintendente da 2ª RF da RFB

O diretor de Assuntos Aduaneiros Moisés Hoyos, o delegado sindical do Sindireceita em Manaus/AM, Marco Avelino, estiveram reunidos em Belém/PA com o superintendente da 2ª RF Esdras Júnior e com o superintendente adjunto Eduardo Badaró

O diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita Moisés Hoyos, o delegado sindical do Sindireceita em Manaus/AM, Marco Avelino, estiveram reunidos em Belém/PA com o superintendente da 2ª RF Esdras Esnarriaga Júnior e com o superintendente adjunto Eduardo Badaró. Os assuntos tratados foram a transferência das atribuições das alfândegas para as delegacias da RFB e suas consequências para a Aduana, o caso da integração entre os setores de tecnologia da Alfândega do Porto de Manaus e da Alfândega do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, as novas sedes da RFB em Manaus, plantões 12x36 e a situação dos Analistas-Tributários dentro da RFB.

Os representantes do Sindireceita solicitaram do superintendente explicações sobre as portarias que estão sendo publicadas transferindo competências entre unidades da 2ª RF. Eles apresentaram algumas consequências da portaria nº 316 de julho de 2013, que transferiu para a seção de Tecnologia da Informação (Setec) da Alfândega do Porto de Manaus as competências da Satec da Alfândega do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes previstas no art. 248 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Mostrando-se receptivo as preocupações apresentadas o superintendente relatou as intenções da administração da RFB que está buscando com as portarias citadas remanejar atribuições de setores para liberar servidores para atuarem nas atividades fins das unidades aduaneiras, valorizando auditores-fiscais e Analistas-Tributários nas atividades da fiscalização em sentido latu sensu. O delegado sindical Marco Avelino comprometeu-se a entregar um relatório à Superintendência contendo os problemas ocasionados pela portaria nº 316 de julho de 2013 para serem avaliados para, se possível, posterior solução.

Outros assuntos foram discutidos e as informações serão repassadas aos filiados da DS Manaus em Assembleia Local.