CNRE discute modernização do processo eleitoral do Sindireceita

Encerrou-se na manhã do 3 de dezembro o LIX Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) em Brasília/DF. Os conselheiros detiveram-se sobre as pautas apresentadas pelas bases dos estados. O encaminhamento mais importante foi a aprovação de estudo para modernização das eleições do Sindireceita, sugerida pelo Conselho Estadual das Delegacias Sindicais de São Paulo (CEDS-SP).

CNRE final 2

O diretor adjunto de Assuntos Jurídicos Thales Freitas fala ao plenário do CNRE

O CEDS-SP apresentou proposta de aprimoramento do processo eleitoral para a Diretoria Executiva Nacional e Delegacias Sindicais do Sindireceita, sugerindo estudo de votação eletrônica por meio de certificação digital. Para o diretor da DEN Geraldo Seixas a proposta é bem-vinda. “Devemos pensar num modelo eleitoral seguro, transparente e que reduza custos. O atual processo eleitoral com voto por correspondência é oneroso ao sindicato” explicou. A tarefa está a cargo da diretoria de Tecnologia da Informação da DEN e deve ser apresentado no CNRE anterior à Assembleia Geral Nacional ordinária, que será realizado em maio de 2015.

Avaliação

CNRE final 3

Jorge Luiz Moreira, presidente do CEDS-PR e diretor da DEN, apresenta as propostas sugeridas pelas plenárias de base

Ao término do evento iniciado no domingo, 1º de dezembro, o presidente do CNRE Gerônimo Sartori avaliou a LIX reunião do Conselho. “Foi um CNRE tranquilo. Sendo o primeiro após o período eleitoral, foi um momento para manifestação de todas as correntes engajadas na disputa sindical sobre as eleições” registrou. Para Sartori o CNRE construiu importantes avanços. “Foi uma reunião produtiva. Conseguimos aprovar com participação de todos os segmentos nossa pauta reivindicatória, o plano de metas e o orçamento. Além de já apontarmos para o ano que vem o primeiro orçamento vinculado ao plano de metas. Assim, teremos melhor planejamento para executar os projetos sindicais e dar ainda mais transparência às ações para a categoria” avaliou.