Analista-Tributário adverte sobre os cuidados com a declaração do Imposto de Renda 2014
Em entrevista concedida ao jornal "Diário do Noroeste", nessa quarta-feira, dia 26, o chefe da Agência de Paranavaí, Analista-Tributário Agnaldo Sartorelle orienta sobre os simples cuidados que o contribuinte precisa adotar ao utilizar o programa para declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2014 (ano base 2013).
A transmissão de dados, ou seja, a entrega das declarações, terá início no dia 6 de março, exclusivamente pela Internet - www.receita.fazenda.gov.br. O prazo final para apresentação é 30 de abril.
Neste ano, a principal novidade em relação ao IR Pessoa Física é a possibilidade da declaração pré-preenchida. Mas, o serviço está disponível apenas para quem possui a certificação digital. Isso limita os números de usuários que deverão ter acesso ao serviço neste momento. Mas, para o futuro a expectativa é de maior procura. Também estão disponíveis as declarações via tablets ou smartphones.
O Analista-Tributário Agnaldo Sartorelle, sugere que as pessoas evitem números que não são reais. A prática de inserir notas falsas pode se configurar crime contra a ordem tributária (lei 8.137/1990), cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão e multa.
Segundo o chefe da agência, um exemplo muito comum é o uso de notas de despesas médicas, serviços não realizados. A Receita cruza os dados do paciente com os do prestador de serviço. "As despesas com educação formal até o terceiro grau e saúde são dedutíveis. Porém, não abrange, material escolar, cursos de línguas e transporte, entre outros. No caso da saúde, não podem ser deduzidas despesas com remédio e exames, por exemplo", explica.
Em caso de dúvidas o contribuinte pode entrar em contato com o telefone da Receita - número 146. (Com informações da assessoria do jornal Diário do Noroeste)